O município de Vera Cruz na Ilha de Itaparica tem como a sua porta de entrada a comunidade de Mar Grande pela travessia realizadas pelas lanchas que vem de Salvador um transporte bastante útil para todos, porém enfrenta muitos problemas estruturais desde a primeira operação que é a estrutura dos terminais que hoje são administrado pela empresa Socicam, outras reclamações vem por conta da qualidade da viagem nas embarcações de madeiras, nos últimos meses tendo sido alvo de muitas reclamações por conta dos usuários, o fato é a sujeira e superlotação das embarcações, sem falar que no período de maré baixa o péssimo sistema fica ainda pior por não ter condições do atracadouro de Mar Grande não ter condições de que as lanchas encoste no cais para desembarcar os passageiros.
Uma outra realidade fica por conta da economia municipal a cidade praticamente param sem transporte por conta da falta das lanchas operando é um efeito cascata some as topic, táxis, na realidade o município para sem falar no alto custo das passagens tendo localidades que fica praticamente isolada da sede pela distância por não ter transporte regular, a exemplo de comunidades como Baiacu, Ponta Grossa, Campinas, Catu de Berlink,Matarandiba e Jiribatuba.
Esta tem sido a situação dos moradores de Vera Cruz uma cidade com mais de 50 mil habitantes e não tem um transporte coletivo público nem um pedido que se cumpra os direitos de ir e vir de todos, além de tudo os portadores de necessidades especiais, idosos acima de 60 anos, trabalhadores, estudantes,não tem direito a gratuidade,meia passagem e o vale transporte.
Veja o relato de um usuário do fatigado sistema de transporte do município de Vera Cruz;
“O pior de tudo ,é você pegar as lanchas nos sábados e domingos a partindo de salvador para mar grande, os horários 17:00hs, 17.30hs ,18.00hs e não encontrar nenhuma topic. vans etc para chegar nos seus destinos.
Ex . isso aconteceu domingo de 12/03/17.e os passageiro não encontraram nenhum carro das respectivas localidades .
a lacha tinha em media uns 90 passageiros que ficaram espetando até 21 hs e nada das vans, topic e micro ônibus e muita gente só tinham o dinheiro da passagens. eu mesmo paguei 30,00 reais em um táxi até localidade de coroa.e ainda dei uma carona a um rapaz ,que nem conhecia porque ele so tinha 4,00; acho que ele ia para barra grande.
e ainda correndo perigo diante da violência da ilha mas deu tudo certo . espero que o taxista tenha levado ao seu destino..
Cadê fiscalização? claro não existem na ilha.,os setores competentes ,não funcionam”.
Da Redação
Visão Cidade
Relacionado