EducaçãoSem categoriaVera Cruz

Vera Cruz: Nas redes sociais,opinião de um professor

Prezados e prezadas, boa tarde!!! Li com entusiasmo um post do vereador Arenilson Conceição, aqui de minha comunidade de Jiribatuba. Na mensagem, o mesmo nos informa que requereu do Poder Executivo Municipal a construção de uma creche aqui na localidade. Ele afirma também que o Prefeito acatou a sua indicação, assumindo o compromisso de construir a edificação no local onde atualmente existe a Escola Duque de Caxias. Quero parabenizá-lo pela iniciativa e pela militância em favor do empreendimento, que, certamente, beneficiará à comunidade. 

No entanto, quero sugerir que ambos reflitam sobre a adequação ou não daquele espaço para o fim pretendido. Penso que seria conveniente conversar com a população, com o coletivo dos trabalhadores da educação que vivem na comunidade, com os pais e futuros usuários do almejado serviço. O referido espaço comportaria uma estrutura física compatível com as necessidades estruturais de uma creche? Haveria espaço suficiente, com boa acessibilidade, iluminação, ventilação, conforto, segurança, possibilidade física e estrutural para a criação de ambiente pedagógico adequado ao público que ali será atendido? Desculpe, mas preciso dizer: se vós desejais construir algo que tenha, em princípio e antes de tudo, o interesse público, penso que seria bom considerar essas questões. Recomendo também que pensem no quadro de pessoal, nos recursos didático pedagógicos, na proposta educativa a ser desenvolvida no espaço, etc. Tudo isso demandará custos e exigirá um redimensionamento da Política Municipal de Educação para abrigar e fazer funcionar a satisfatoriamente o novo empreendimento. 
Há casos vários Brasil a fora em que se constrói a edificação, mas não se prevê os custos operacionais e suas condições de funcionamento. Afinal, o prédio não fará qualquer coisa sozinho. Não é mesmo??? Aproveitando o ensejo, peço ao nobre vereador que atentemos para o seguinte: temos ciência de que estamos em Março e, até hoje, as escolas municipais ainda não estão funcionando regularmente? A prefeitura colocou à disposição dos alunos do ensino médio o transporte escolar, para início do ano letivo em 06 de Fevereiro, conforme fora previsto? Quem [como] restituirá esse prejuízo aos nossos alunos??? Será que os filhos dos nossos representantes legais, empresários, da classe proprietária de Vera Cruz, etc. também estão nessa situação??? Meu filho de quatro anos, aluno da Escola Municipal Narciso Francismo de Pinho nos pergunta todos os dias quando ele irá para a escola. 
Eu lhe respondo: quando chegar merenda, atendente de classe, etc. Se não cuidamos bem do que já existe, fica difícil acreditar que faremos qualquer coisa sólida de verdade para o futuro. Peço ao nobre vereador que acompanhe também, na íntegra, a condução de nossa educação pública: como estão sendo feitas as contratações, as nomeações, etc? Como estão sendo conduzidos os processos administrativos, as contratações de prestação de serviços, especialmente aquelas feitas por inexigibilidade de licitação? Estamos respeitando a legislação educacional vigente, em especial o Estatuto do Magistério Público Municipal e o Plano de Cargos, Carreira e remuneração unificado dos trabalhadores da Educação? Eu estou acompanhando e o senhor??? No mais, desejo muita sorte, competência, seriedade, isenção e foco no interesse público nessa nova caminhada de vossa excelência. Precisando, estarei à disposição para esclarecer quaisquer pontos que, porventura, aparentem obscuros neste meu breve comentário. Um abraço!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *