Seminário vai debater produção científica feminina na Bahia
Para homenagear as mulheres, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove, nas tardes dos dias 16 e 17 de março, o seminário Produção Científica Feminina na Bahia: Pesquisas e Pesquisadoras. O evento pretende evidenciar parte do que é produzido nos diversos Programas de Pós Graduação do Estado no que concerne às Mulheres, tanto do ponto de vista das pesquisadoras quanto dos temas pesquisados. As palestras acontecem no auditório do IGHB (na Piedade), com direito a certificado e distribuição de livros. Interessados podem participar, gratuitamente. Basta comparecer ao local do evento.
O público irá debater temas como mulheres chefes de família, mulheres negras na Salvador da primeira República, política de cotas, além de conhecer a história de Carolina Maria de Jesus, através da análise do livro “Quarto de Desejo, de Carolina Maria de Jesus”. A obra, lançada pela Livraria Francisco Alves, em agosto de 1960, ganhou oito edições e vendeu mais de 100 mil exemplares, além de ter sido traduzido para 13 idiomas e vendido para mais de 40 países. Trata da história da mulher que nasceu em Sacramento, Minas Gerais, e morava na favela do Canindé, zona norte de São Paulo, onde trabalhava como catadora e registrava seu dia a dia na comunidade em cadernos que encontrava no lixo. Carolina é considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil.
O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa de Ações Continuadas, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado, através do Fundo de Cultura.
Confira a programação:
Quinta-feira dia 16 de março de 2017 – Auditório do IGHB
13h – Credenciamento
14h – Abertura – Mesa Institucional
14h10 – Palestra: Mulheres Chefes de Família, Maternidade e Cor na Bahia do Século XIX – Profa. Msc. Jane Soares (UEFS)
14h50 – Palestra: Mamãe bote; ganhadeiras e quituteiras: Sociabilidades, identidades das mulheres negras na Salvador da Primeira República – Profa. Msc. Paloma Wanderlei (UFBA).
15h40 – Debate
16h – Intervalo
16h15 – Palestra: Professoras da educação básica egressas da política de cotas na Ufba: experiências formativas, percepções e práticas em torno da reeducação das relações etnicoraciais – Profa. Msc. Carla Cristina Santos (UNEB)
17h10 Palestra: De amas de leite a sacerdotisas: Ressignificações da mãe preta no território do Ilê Aiyê – Profa. Esp. Catarina Lima (IFBA)
18h – Debate
Sexta-feira dia 17 de março de 2017 – Auditório do IGHB
13h – Exibição de vídeos
14h – Palestra: Travessias da realidade humana na trilogia de Antônio Torres – Prof. Msc. Ana Cristina Pereira – (UNEB)
14h50 – Palestra: Trajetórias Ausentes: Considerações sobre a Invisibilização dos/as Artistas Plásticos/as Negros/as no Recôncavo da Bahia – Profa. Msc. Tina Melo (UFRB)
15h40 – Debate
16h – Intervalo
16h15 – Palestra: Do exotismo a denúncia social. Sobre a recepção de Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus na Alemanha – Profa. Msc. Raquel Alves dos Santos (USP)
17h10 – Palestra Traduções interculturais indígenas: A cura da terra – Profa. Msc. Mara Vanessa Dutra (UFBA)
18h – Debate
18h30 – Encerramento
SERVIÇO
Seminário Produção Científica Feminina na Bahia: Pesquisas e Pesquisadoras
16 e 17 de março, das 13h às 18h
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
71 33294463 / 71 999745858 (assessoria)