SMS exige comprovação de viagem para vacina contra febre amarela
A partir desta terça-feira (31), para ter acesso à vacina contra a febre amarela, em Salvador, será necessário apresentar um comprovante de viagem para uma das regiões identificadas como áreas de risco da doença.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a decisão tem como objetivo diminuir a procura de pessoas que não correspondem ao público alvo do calendário de vacinação, que é formado por crianças e viajantes em risco.
Em toda a Bahia, foram registrados 7 casos de suspeita de febre amarela. Um dos casos foi descartado e os outros estão sendo investigados.
Segundo a SMS, apesar de Salvador não ser considerada uma área de risco, nos últimos dias foi registrado um grande aumento pela procura da vacina nos postos da capital baiana. Em alguns desses lugares, conforme informou a secretaria, chegou a haver desabastecimento da vacina.
Além do comprovante da viagem, quem procurar os postos de Salvador para se vacinar precisa apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), caderneta de vacinação e identidade com foto. Crianças não precisam comprovar viagem, pois fazem parte do público alvo do calendário, e não terão restrição.
Ainda conforme a secretaria, a partir da próxima semana, profissionais de saúde iniciarão ações educativas na rodoviária e no aeroporto de Salvador para conscientizar a população. Os técnicos distribuirão folhetos informativos orientando como proceder em caso de aparecimento de sinais e sintomas sugestivos da doença.(G1)