Balanço dos quatro primeiros dias do Carnaval de Salvador
Saúde
Da noite de quarta-feira (22) até às 06 horas de hoje (26) foram registrados 1953 atendimentos nos Módulos de Assistência à Saúde instalados nos circuitos oficias do carnaval. Os dados indicam uma redução de 26% quando comparado ao ano passado, quando foram registrados 2639 ocorrências.
A principal causa das admissões continuam sendo os casos de intoxicação alcoólica (305), seguido das agressões físicas (280), cefaleia (162), dores nas pernas (150) e ferimentos acidental (132).
Outro destaque positivo fica pela redução das ocorrências ligadas à episódios de violência nos circuitos. Houve redução de 50% nos atendimentos decorrentes projétil de arma de fogo, 41,8% nos registros por arma branca e de 28% nos casos de agressão física em relação a 2016.
O alto índice de resolutividade e eficiência dos serviços prestados nos módulos de assistência à saúde instalados pela Prefeitura também tem chamado a atenção. Dos 1953 atendimentos realizados desde o início da folia, foram realizadas apenas 76 transferências para unidades de retaguarda, o que representa somente 3,9% dos casos. As UPAs municipais tem sido as principais referências para as transferências, absorvendo mais de 44% das demandas oriundos do carnaval.
Transporte
Para atender os foliões no 4º dia oficial de carnaval a operação de transporte contou com 140 linhas de ônibus circulando 24h.. Durante o sábado de Carnaval 614.131 mil pessoas foram transportadas no sistema convencional de ônibus da Cidade. Já nos veículos do sistema complementar, foram transportadas 34.354 mil pessoas.
Foram feitas 1.302 abordagens aos motoristas de táxis, com 01 recusa de passageiros e 1 cobranças fora do taxímetro. O Elevador Lacerda que está operando gratuitamente desde a ultima quarta-feira (22) transportou das 7h da manhã de sábado (25) as 7h da manhã deste domingo(26),32.311. Já o Plano Inclinado Liberdade / Calçada, 5.056 passaram por lá.
Transp. coletivo normal = 614.131
Complementar = 34.354
Expresso = 7.413
Táxis (carros) = 14.520
Taxis (passageiros) = 58.080
Abordagens de taxis = 1..302
Recusa de passageiros (notificadas) =01
Elevador =32.311
Plano Lib/Calçada = 5.056
Complementar = 34.354
Expresso = 7.413
Táxis (carros) = 14.520
Taxis (passageiros) = 58.080
Abordagens de taxis = 1..302
Recusa de passageiros (notificadas) =01
Elevador =32.311
Plano Lib/Calçada = 5.056
Transalvador
Mais
Secretaria Municipal de Ordem Pública
A Semop aprendedeu neste sábado de Carnaval 66 litros de bebida artesanal, 16 botijões, 34 carros de supermercado, 19 churrasqueiras e 24 lotes de alimentos não perecíveis.
Arma branca
Foram apreendidos neste sábado 98 espetos de churrasco, 11 garrafas de vidro, 21 facas, seis facões, um garfo, uma tesoura, uma chave de fenda, e um martelo. Desde o início do Carnaval já foramapreendidos 380 objetos com potencial de arma branca
Iluminação
Foram atendidas 41 manutenções, uma ligação Clandestina, um caso de vandalismo, e duas instalações de projetores.
Nos bairros foram realizadas manutenções e instalação de projetores em Itapuã, Liberdade, Plataforma, Cajazeiras e Boca do Rio,
Salvamar
A Salvador registrou 50 0corrências de pré-afogamento nas últimas 24 horas. Foram 25 na Barra, 12 em Ondina e 13 no trecho Jardim de Alah – Aleluia.
O número de ocorrências no período de 22/02 – quarta-feira a 26/02 –domingo: 106
Codecon
Neste sábado os agentes autuaram seis estabelecimento que estavam comercializando produtos com prazos de validade vencido.
Foram realizados 41 atendimentos ao consumidor no balcão localizado em frente ao Elevador Lacerda.
Poluição Sonora
Barra/Ondina
Monitoramento de 34 trios e 01 palco.
10 vistorias a estabelecimentos comerciais
Campo Grande/Castro Alves
Monitoramento de 27 trios, 04 abordagens, 03 notificações a estabelecimentos comerciais
01 auto de infração – Trio Algodão Doce que estava com som acima do índice permitido
Bairros – 43 atendimentos de ordens de serviço.
03 notificações
15 monitoramento de palco
Objetos apreendidos:
Iluminação
Foram realizadas
Codecon
* 339
Poluição Sonora
* Campo Grande
– 03
Guarda Civil Municipal
A Guarda Civil já recolheu, desde o início da Operação Carnaval, 363 documentos no entorno dos circuitos. As pessoas que estiverem relacionadas na lista, disponível no site da Guarda Civil (http://www.guardamunicipal.salvador.ba.gov.br), podem se dirigir à sede do órgão, localizado na Avenida San Martin, nº 734, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, com trajes apropriados para circulação em um órgão público, das 8h às 17h, durante os dias de folia. Foram distribuídas até agora 2.030 pulseiras de identificação para crianças.
Neste sábado de Caranaval, a Guarda Civil registrou 115 atendimentos o que representou um aumento de 29,21% em relação ao mesmo período do ano anterior (89) mas apenas 05 ocorrências, o que representou uma redução de 37,5% em relação ao ano anterior, que teve 08 registros
Comércio informal
Durante as ações de apoio na execução da fiscalização e ordenamento dos ambulantes pela Semop,).
Mulheres
A Secretaria Municipal de Politicas para Mulheres, Infância e Juventude – SPMJ, registrou 20 ocorrências neste sábado – 14 na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Brotas e seis na Deam de Periperi.
O Centro de Referência Loreta Valadares registrou 1 atendimento de violência doméstica, mas sem relação com o carnaval. O centro funciona em esquema especial para atender vítimas. É oferecido acompanhamento multidisciplinar nas áreas psicológica, social e jurídica, além do pedagógico dispensado às crianças que acompanham as mães.
A Casa de Acolhimento Irmã Dulce recebeu 2 mulheres em situação de risco de violência iminente. A casa atende mulheres em situação de violência que registraram boletim de ocorrência e manifestaram a necessidade de se afastar do agressor. O espaço tem capacidade para abrigar até 30 mulheres por 15 dias. Como se trata de um local sigiloso, o encaminhamento é feito através da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), com unidades localizadas nos bairros de Brotas e Periperi.
Ainda não recebi a atualização dos abrigos dos jovens e crianças. Assim que chegar encaminho para vocês
Fiscalização Sedur
As equipes da Sedur realizaram neste sábado 291 vistorias em estabelecimentos fixos e 54 abordagens de ambulante que resultaram em 18 autos de infração, 117 notificações, 53 advertências verbais, apreensão de quatro bens e de 5 Blimps e 2242 unidades de bebidas por estarem em recipeientes de vidro ou serem de marcas não autorizadas.
Fala Folião
O 40 agentes de ouvidoria, que registram solicitações de baianos e turistas pelos principais circuitos da folia, realizaram até a noite de ontem (25), 1.850 atendimentos. A maioria dos registros referentes ao evento, cerca de (51,98%), foram elogios sobre a organização da festa, como: atrações para o folião pipoca e estrutura física oferecida. Dos serviços públicos citados, acesso aos circuitos, atuação da Guarda Municipal e limpeza foram os itens com maior percentual de satisfação entre o grande público.
As sugestões (3,63%) apontam para mudança de localização de pontos de ônibus, de sanitários químicos e ambulantes, dentre outros. Outros dados registrados através do Fala Folião estão às solicitações de informações/orientações com (35,45%), sendo que os mais procurados são o material informativo da Prefeitura, horários dos trios e organização do carnaval. As demandas de solicitação de serviços atingiram (5,63%), e as principais foram às solicitações de fiscalização de ônibus, fiscalização de poluição sonora e lavagem de ruas.
Os foliões locais e turistas têm até esta terça-feira (28), para solicitar informações, sugestões ou elogios sobre o Carnaval através do atendimento 24 horas da central Disque Salvador 156, nas ações presenciais (equipes itinerantes e Balcão de Atendimento ao Folião) no Elevador Lacerda, Pelourinho, Campo Grande, Barra e Ondina, assim como no serviço on-line, através do portal: www.falasalvador.ba.gov.br.
Operação da Transalvador otimiza a fluidez de veículos nas imediações dos circuitos
No sábado (25), quarta noite de Carnaval, a operação especial da Transalvador foi realizada por 307 agentes, que atuaram no controle das barreiras de acesso, na otimização do tráfego e na fiscalização, contribuindo para a melhoria no fluxo de veículos. Na Avenida Centenário – principal via de acesso ao circuito Dodô (Barra/Ondina) – foi registrada uma melhora de 20% na velocidade máxima do sentido Barra, em comparação com o mesmo dia em 2016.
No total, a fiscalização (que engloba estacionamento irregular, blitz de Lei Seca e demais irregularidades) notificou 1.056 veículos e removeu 109 destes ao pátio (99 em fiscalização geral e 10 durante a fiscalização de alcoolemia). Dos veículos removidos, 47 já foram retirados por seus proprietários. Foram registrados oito acidentes com sete feridos e vendidas 1.594 cartelas para estacionamentos Zona Azul e fechados.
Lei Seca – Somente na operação de alcoolemia, 466 condutores foram abordados. Das 88 notificações emitidas, 52 foram por consumo de até 0,29 miligrama por litro de ar expelido, uma por crime de trânsito (0,30 miligrama, ou mais, por litro de ar expelido) e 35 por infrações diversas, como documentação do veículo vencida e ausência de habilitação. Nesta ação, 10 veículos foram removidos e 46 carteiras de habilitação foram retidas.
Fiscalização a condutores profissionais – No total, 891 motoristas profissionais foram abordados, mas nenhum foi flagrado por consumo alcoólico. Foram 256 taxistas, 167 motoristas de ônibus e 468 condutores a serviço da Prefeitura de Salvador.
DADOS DA SEMOB
Para atender os foliões no 4º dia oficial de carnaval a operação de transporte contou com 140 linhas de ônibus circulando 24h se deu a contento. A programação estabelecida pela Secretaria Municipal de Mobilidade supriu a demanda da festa. Durante o sábado de Carnaval 614.131 mil pessoas foram transportadas no sistema convencional de ônibus da Cidade. Já nos veículos do sistema complementar, foram transportadas 34.354 mil pessoas.
Quem optou pelo táxi como transporte, foram mais de 14.520 táxis com 58.080 pessoas transportadas. Foram feitas 1.302 abordagens aos motoristas de táxis, com 01 recusas de passageiros e 1 cobranças fora do taxímetro. O Elevador Lacerda que está operando gratuitamente desde a ultima quarta-feira (22) transportou das 7h da manhã de sábado (25) as 7h da manhã deste domingo(26),32.311. Já o Plano Inclinado Liberdade / Calçada, 5.056 passaram por lá.
O Expresso Carnaval transportou 7.413 passageiros nas quatros linhas.
Transp. coletivo normal = 614.131
Complementar = 34.354
Expresso = 7.413
Táxis (carros) = 14.520
Taxis (passageiros) = 58.080
Abordagens de taxis = 1..302
Recusa de passageiros (notificadas) =01
Elevador =32.311
Plano Lib/Calçada = 5.056