Sabe aquele “só mais cinco minutos de sono”? Pode te fazer ganhar peso
Só mais cinco minutinhos, vai… Você é daquelas que gosta dormir além da conta e enrolar na cama depois que o despertador toca? Pois segundo a revista “Women’s Health” esses são alguns dos hábitos pode fazer com que você engorde.
A publicação americana separou estudos e pesquisas e apontou os 5 hábitos matinais que colocam em risco sua dieta e são inimigos quando se fala em eliminar peso. Os primeiros momentos logo depois de acordar vão definir como será seu dia. Veja a lista e, eles se tiverem a ver com sua rotina, vale a pena tentar mudar.
1. Dormir demais
Dizem que a falta de sono pode fazer com que você ganhe peso graças ao aumento do apetite, estimulado pelo hormônio cortisol no corpo. Pois saiba que o oposto, ou seja, dormir muito, também não faz bem.
Estudos já apontaram que dormir mais de 10 horas por noite eleva o risco de ter um IMC (Índice de Massa Corporal) acima do normal em comparação com aqueles que têm sete horas de sono. Então, nada de preguiça e de ficar horas e horas na cama.
2. Arrumar-se no escuro
De acordo com estudo publicado no periódico “PLOS One”, continuar no escuro mesmo depois de ter acordado pode até ser confortável, mas faz com que você perca os benefícios do sol para a perda de peso.
A pesquisa mostrou que aqueles que tinham exposição ao sol logo pela manhã conseguiram reduzir o IMC em comparação com aqueles que continuavam com as janelas do quarto fechada, indepedente da alimentação. Isso porque o corpo ajusta o relógio interno, incluindo os mecanismos de queima calórica, usando as ondas azuis dos primeiros raios de sol como guia. Ainda segundo o estudo, de 20 a 30 minutos do sol da manhã já seriam suficientes.
3. Não arrumar a cama
Pesquisa da Fundação Nacional do sono dos Estados Unidos apontou que 19% daqueles que arrumavam a cama tiveram uma melhor noite de sono. E como dormir está ligado a emagrecer/engordar (como já foi citado no item 1), por que não adotar esse hábito e dormir melhor?
Charles Duhigg, autor do livro “O poder do hábito”, defende que o simples fato de arrumar a cama estimula desenvolver outros bons hábitos, como escolher uma alimentação mais saudável. Ele também fala que seguir esse simples ato significa comprometimento e quando se está comprometido é mais fácil chegar aos objetivos, como seguir corretamente uma dieta ou um plano de reeducação alimentar.
4. Fugir da balança
Balança pode ser, sim, uma aliada
Esse tópico é controverso. Diversos especialistas dizem que o melhor não se pesar e não virar um escravo da balança. Entretanto, a revista norte-americana cita um estudo da Universidade de Cornell que analisou 162 homens e mulheres que estavam acima do peso por dois anos. Eles afirmam que aqueles que se pesavam todos os dias tiveram mais facilidade em emagrecer e manter o novo peso.
Lisa Jones, da Academia de Nutrição e Diabete da Pensilvânia, diz que o melhor é se pesar logo pela manhã. A medida será mais precisa depois de uma boa noite de sono, quando o corpo carregará menos água.
5. Não cuidar do café da manhã
A primeira refeição do dia é muito importante. Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv notaram que quem segue uma dieta de low carb (baixo carboidrato), mas tem um café da manhã bem equilibrado, segue melhor durante o dia. A primeira refeição desse grupo tinha 600 calorias, compostas por proteínas magras, caboidratos e até um pouco de açúcar. Segundo a pesquisa, essas pessoas tiveram menos fome ao longo do dia e menos desejos por besteiras do que aqueles que tinham hábitos como tomar um café da manhã mais pobre em nutrientes, com 300 calorias.
Fonte: iG