PS4 Pro é lançado nos EUA
O mercado de videogames ganha um precedente inédito nesta quinta-feira (10) com o lançamento nos Estados Unidos do PlayStation 4 Pro, por US$ 400. O novo modelo é mais potente que o PS4 convencional, mas não é seu sucessor, característica que o levou a ser classificado como o primeiro console de meia geração. O Project Scorpio, da Microsoft, chega no final de 2017 e é a aposta da concorrência. Ainda não há previsão de chegada do Pro ao Brasil. Veja abaixo todos os detalhes:
Meia geração?
Isso significa basicamente que o PS4 Pro é uma atualização do primeiro PS4, lançado em 2013, e não uma nova tecnologia. É como se o Pro fosse a “versão do diretor” do videogame original, recheado com cenas cortadas, entrevistas com o elenco e outros conteúdos bônus.
Isso significa basicamente que o PS4 Pro é uma atualização do primeiro PS4, lançado em 2013, e não uma nova tecnologia. É como se o Pro fosse a “versão do diretor” do videogame original, recheado com cenas cortadas, entrevistas com o elenco e outros conteúdos bônus.
Logo, o PS4 Pro utiliza a mesma plataforma e sistema do PS4. E é por isso que todos os games já disponíveis, e os que serão lançados a partir de agora, são compatíveis com os dois modelos. A diferença é que o Pro teve uma turbinada em suas especificações técnicas, o que o capacita a rodar os jogos de PS4 com mais qualidade. Além, é claro, de servir os óculos de realidade virtual PlayStation VR com renovada força bruta.
Alguns exemplos: o processador do PS4 Pro continua sendo um AMD Jaguar de 8 núcleos, mas a sua velocidade de processamento subiu de 1,6 GHz para 2,1 GHz. Já a placa da vídeo ainda é uma AMD Radeon, mas com o dobro do poder de computação, saltando de 1,84 TFLOPS para 4,2 TFLOPS – essa unidade é usada para medir desempenho.
Mais qualidade como?
O PS4 Pro promete ser o primeiro videogame de mesa a rodar games na resolução 4K (ou Ultra HD), que é quatro vezes maior que o tamanho mais comum hoje em dia, o Full HD. A novidade, obviamente, traria maior definição de imagem e nível de detalhes. Mas como o termo “rodar games em 4K”, usado pela Sony na revelação do Pro, pode ser um pouco vago, há algumas observações a serem feitas.
O PS4 Pro promete ser o primeiro videogame de mesa a rodar games na resolução 4K (ou Ultra HD), que é quatro vezes maior que o tamanho mais comum hoje em dia, o Full HD. A novidade, obviamente, traria maior definição de imagem e nível de detalhes. Mas como o termo “rodar games em 4K”, usado pela Sony na revelação do Pro, pode ser um pouco vago, há algumas observações a serem feitas.
Em entrevista ao site Digital Spy, o executivo Andrew House, CEO mundial da Sony, afirmou que a maioria dos games roda em 4K no PS4 Pro por meio de “upscaling”, e não de forma nativa, como costuma-se dizer. Isso significa que o novo PS4 não é capaz de processar os jogos em 4K. Ele o faz em uma resolução menor, e depois “estica” essa imagem até ela atingir o tamanho do 4K, que é de 3.840 x 2.160 pixels. Essa técnica, na teoria, não oferece o mesmo nível de qualidade.
Na mesma entrevista, House foi questionado se isso não seria propaganda enganosa. Ele diz que não, que “é uma questão de as pessoas conseguirem ver uma diferença demonstrável na experiência com os games ou não, ao invés de usar um termo para dizer isso”. E isso tem se provado verdade, em maior ou menor nível.(G1)