Hamilton supera Rosberg e faz a pole no GP Brasil; Massa é 13º
A classificação não foi boa para os pilotos brasileiros. A Williams não mostrou a mesma força dos treinos livres e, em seu último GP em casa na Fórmula 1, Felipe Massa não conseguiu avançar ao Q3 e largará apenas em 13º, duas posições atrás do companheiro Valtteri Bottas, que também ficou no Q2. Já a Sauber se mostrou o pior carro da sessão, e Felipe Nasr terminou em 22º e último, enquanto seu parceiro Marcus Ericsson foi o penúltimo.
Com as Mercedes soberanas, no duelo particular entre Ferrari e RBR pelo posto de segunda força do fim de semana, tudo embolado, com os quatro pilotos separados por menos de dois décimos. Kimi Raikkonen garantiu o terceiro posto, seguido por Max Verstappen, Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo.
Por causa da instabilidade meteorológica em Interlagos, todos os pilotos foram para a pista já nos primeiros minutos de Q1 para tentar anotar boas voltas que o garantissem no Q2 antes que a chuva caísse. A primeira parte da classificação marcou a queda de Felipe Nasr, na última colocação. Seu companheiro de Sauber, Marcus Ericsson, também não foi longe, ficou em penúltimo. A surpresa negativa ficou por conta de Jenson Button, que caiu precocemente na 17ª colocação, enquanto Alonso passou com a McLaren em 11º. Os outros eliminados foram Kevin Magnussen, Pascal Wehrlein e Esteban Ocon. Lá na frente, Hamilton e Rosberg foram os mais rápidos, seguidos por Verstappen, Raikkonen, Vettel e Ricciardo. Massa avançou em oitavo, à frente de Bottas, o nono.(GE)