Maionese pode fazer bem à saúde, segundo estudo; veja motivos
Maionese combina com salada, sanduíche, hambúrguer e alimentação saudável. Sim, esse último item parece estar meio fora do contexto, mas é isso que indica uma pesquisa recente do Instituto de Cardiologia da Escola de Medicina da USP.
De acordo com o estudo, a maionese pode ajudar na absorção de nutrientes, fazendo com o corpo aproveite melhor essas substâncias. O responsável por esse processo são as gorduras boas presentes no molho.
O estudo observou pessoas entre 18 e 60 anos e comparou aquelas que consumiam apenas verduras e legumes com um grupo que adicionava o molho ao prato. Os resultados mostraram que quem também consumia maionese junto com a salada teve um aumento de 80% a 110% da absorção de alguns tipos de nutrientes.
Roberta Cassani, nutricionista e doutora pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, lembra que esse molho é feito a base de ovos, sal, água, limão ou vinagre e óleo e é uma fonte de gorduras boas para o organismo. E é isso que melhora a absorção.
Alguns dos nutrientes presentes nas hortaliças, por exemplo, lipossolúveis, o que significa que se dissolvem em gordura. Como molho tem gordura, ele ajuda a dissolver tais nutrientes e, por isso, faz com que eles sejam melhores absorvidos pelo organismo.
A nutricionista ainda ressalta que para melhorar a alimentação é preciso mais do que adicionar um elemento. Vegetais são fundamentais no cardápio do dia-a-dia porque contém nutrientes como vitaminas, minerais, carotenóides, flavonóides e fibras. Lembre-se de incluí-los na rotina, afinal, ao ingerir uma quantidade pequena desse grupo de alimentos também estará deixando de consumir itens importantes para a saúde e bem-estar.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que sejam consumidos 400 gramas de vegetais e frutas, pelo menos. Isso daria duas porções de frutas e
três de vegetais diárias. Entretanto, no Brasil só 24,1% da população chega a essa meta.
O resultado do estudo da USP é bom para quem gosta de maionese, mas é melhor não abusar. O molho é calórico e pode arruinar a dieta. Por isso, pode ser consumido, sim, mas com moderação, e ao lado de alimentos saudáveis, como os legumes, verduras e hortaliças.
Fonte: iG