Putin presenteia medalhistas russos com BMW
As regalias do governo russo se materializaram de uma forma curiosa e, sobretudo, ostentosa depois da disputa do país na Rio-2016. O presidente Vladimir Putin recebeu nesta quinta-feira os medalhistas olímpicos da Rio-2016, no Grande Palácio do Kremlin, e todos os 56 atletas que conquistaram medalhas (19 ouros, 18 pratas e 19 bronzes) ganharam nada menos do que uma BMW X6, utilitário da montadora alemã que pode custar de 400.000 a 600.000 reais.
Os carros, que estavam estacionados na Praça Vermelha junto aos muros do Kremlin, substituem os Audi e Mercedes – modelos que os atletas foram presenteados em Londres-2012 e nos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi-2014.
Cerimônia – Putin entregou a Ordem de Honra aos campeões olímpicos em ginástica artística, luta greco-romana, esgrima e nado sincronizado. A Ordem à Amizade foi outorgada a outros campeões olímpicos em judô, ginástica, esgrima (sabre), luta livre e nado sincronizado.
“Apesar das duras provas pelas quais passaram, mostraram grande perícia, capacidade de luta e confirmaram o sólido lugar da Rússia no mundo dos esportes”, disse Putin durante a cerimônia oficial. A Rússia ficou em quarto lugar no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, de acordo com o critério de total de medalhas.
Os medalhistas de prata e bronze receberam das mãos do ministro de Esportes, Vitaly Mutko, a Ordem ao Mérito de primeira e segunda categoria, respectivamente. Em seguida, Putin fez um brinde com champanhe no Palácio do Kremlin ao lado dos medalhistas, que lhe trouxeram uma tocha olímpica.
O presidente também comentou o banimento de atletas russos da equipe de atletismo, halterofilismo e remo por causa do escândalo de doping no qual o país se envolveu nos últimos anos. “Às vésperas da competição, foi excluído um terço dos membros da equipe. Eles foram privados de participar daquelas disciplinas nas quais a Rússia é tradicionalmente favorita. Contudo, os atletas restantes não se renderam: lutaram e ganharam”, disse Putin.(Veja)