NotíciasSalvadorSem categoria

Cooperativas devem recolher uma tonelada de material reciclável nas Olimpíadas

A Coleta Seletiva Solidária realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Cidade Sustentável (Secis), deve contabilizar até uma tonelada até o fim das partidas de futebol dos torneios masculino e feminino dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Desde a quinta-feira (04), 15 cooperados vêm coletando material reciclável no entorno da Arena Fonte Nova por cinco horas diárias, antes e após os jogos, que terminam amanhã na capital baiana.
 
O material reunido pelos catadores, que fazem parte de cooperativas do entorno da arena, será acondicionado em sacolões de polipropileno resistente, também conhecidos como big bags, instalados em locais estratégicos. Ao final do trabalho, os resíduos serão encaminhados ao galpão da Coopcicla, Crun e Cooperbariri, nas Sete Portas, Nazaré e Engenho Velho de Brotas, respectivamente. Todos os 15 cooperativados, cinco de cada associação, receberam material, diárias, alimentação, transporte, equipamentos de proteção individual e uniforme.
 
O diretor-geral de Ecologia Urbana da Secis, João Resch, avaliou positivamente os primeiros dias de ação. “Pela expectativa, temos percebido uma sensibilização do público quanto ao descarte correto, além de criar um senso de pertencimento à atividade e proximidade da Prefeitura com as cooperativas, pois não deixa de ser uma forma de recolher material que seria aterrado, gerando até receita para eles”. Sobre o material recolhido, Resch afirmou que espera um volume considerável para fechar com chave de ouro a estimativa da secretaria. “O termômetro do nosso trabalho será o jogo do Brasil, então pode ser que tenhamos um volume maior”.
Elias Júnior, diretor da Cooperbariri, salientou que o dia da semana em que os jogos foram realizados também influenciam o volume de material recolhido. Segundo Júnior, no domingo houve um fluxo maior de trabalho, e no jogo do Brasil desta quarta-feira (10) é esperado um público maior. “Estamos armazenando o material para depois fazermos a apuração, mas temos recolhido uma média de 200kg a 300kg por dia”, disse o gestor. O primeiro balanço de material recolhido deve ser divulgado na quinta-feira (11). 


AGECOM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *