Começa na próxima segunda (29) credenciamento dos jornalistas que vão cobrir as Eleições 2016
Começa na próxima segunda-feira (29) o credenciamento dos profissionais de imprensa que participarão da cobertura do resultado das Eleições Municipais de 2016 diretamente do Centro de Divulgação das Eleições (CDE), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O prazo para envio dos dados necessários para cadastro termina no dia 13 de setembro. A entrega das credenciais será realizada de 14 de setembro a 1º de outubro. O número de vagas no CDE é limitado, uma vez que serão ofertadas 102 estações de trabalho. O TSE espera, no entanto, que sejam recebidas cerca de 400 solicitações de credenciamento para veículos nacionais, internacionais e regionais.
O CDE é instalado nas dependências do TSE desde 1998, quando foi montada uma estrutura provisória no térreo da antiga sede do Tribunal. O objetivo do espaço é centralizar o trabalho dos profissionais de comunicação para que possam levar a informação ao cidadão de forma rápida, clara e objetiva. “O TSE organiza esse espaço para oferecer plenas condições de trabalho aos profissionais de comunicação. Ali, eles contam com estações de trabalho adequadas, telefone, cabines de rádio, espaço para link de TV. Tudo para que possam prestar informações à sociedade com isenção e transparência”, ressalta a assessora-chefe de Comunicação do TSE, Giselly Siqueira.
Em 2016, o CDE começa a operar no dia 19 de setembro, no 3º andar do edifício-sede do TSE, com espaço para redação, cabines de rádio, local para entrevistas individuais e um estúdio para entrevistas exclusivas. O espaço destinado aos jornalistas e redatores contará com rede de internet sem fio, telefone e local para transmissão ao vivo de reportagens de televisão.
No espaço, também funcionará o posto de atendimento da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do TSE, que auxiliará os profissionais de comunicação com informações relativas ao pleito e, ao longo dos dias de votação, com boletins atualizados sobre o andamento das ações da Justiça Eleitoral.
Estacionamento
Os jornalistas que vierem ao CDE 2016 em veículo próprio poderão utilizar os estacionamentos públicos próximos ao edifício-sede da Corte Eleitoral. Os estacionamentos ficam localizados entre o TSE e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e entre o TSE e a embaixada do Reino Unido.
Os caminhões links poderão estacionar junto ao primeiro pilar do edifício-sede do TSE, onde se encontram as saídas AV do Auditório 1, ou em espaço destinado aos caminhões-link, próximo da extremidade sul do edifício-sede do Tribunal.(TSE)