Sofre com boca seca? Confira as melhores soluções
Uma boca seca pode provocar muito mais do que um simples incômodo. Esta condição, quando contínua, pode originar mau hálito, infecções fúngicas e bacterianas, cáries e ulcerações na boca. Caracterizada pela incapacidade das glândulas salivares produzirem saliva, a xerostomia como é chamada pelos médicos, não permite uma boca úmida e, consequentemente, interfere na mastigação e deglutição dos alimentos ingeridos.
Estresse, apreensão ou até mesmo tristeza, são alguns fatores naturais que podem deixar a boca seca. O problema se concretiza quando esse estado se configura por muito tempo e de forma anormal, dificultando até mesmo a fala. Nesse estágio, as causas já são outras, mas ainda existem formas naturais de reverter a situação.
O que provoca a boca seca?
O ressecamento da boca pode ser provocado por medicamentos que o paciente esteja utilizando. No mercado farmacêutico existem mais de 400 remédios que favorecem essa condição e eles podem ser anti-histamínicos, analgésicos, medicamentos para hipertensão, antidepressivos, descongestionantes e diuréticos.
Existem também doenças e tratamentos que afetam a produção de saliva. Dentre as enfermidades que podem causar esse problema estão a AIDS, doença de Hodgkins, Mal de Parkinson, síndrome de Sjögren e diabetes. A radiação, quimioterapia ou cirurgias de câncer oral, também podem ser justificativas para a boca seca.
Além disso, a xerostomia também está relacionada ao fumo, consumo de álcool, menopausa e até mesmo a idade, isso porque, de acordo com algumas pesquisas, aproximadamente 40% das pessoas com mais de 65 anos apresentam esse problema bucal.
Sintomas da xerostomia
Esta doença não é apenas caracterizada pela boca seca, mas também por outros sintomas que ao se fixarem no organismo por um longo tempo precisa de atenção médica. São sinais da xerostomia a dificuldade de deglutição, lábios rachados, feridas na boca, sabor metálico na boca, mau hálito, paladar reduzido e sensação de secura na garganta e queimação na língua.
Tratamentos caseiros para estimular a salivação e prevenir o ressecamento
- Beba, pelo menos, dois litros de água por dia;
- Mastigue chicletes ou chupe balas sem açúcar;
- Evite tomar bebidas gaseificadas e com a presença de cafeína;
- Restrinja o consumo de doces, bebidas alcoólicas e o cigarro;
- À noite, utilize umidificador ou vaporizador no quarto, eles ajudam a evitar o ressecamento;
- Bebidas ácidas e alimentos salgados podem piorar a boca seca, por isso, evite-os;
- Prepare um antisséptico bucal caseiro utilizando 1/4 de colher (de chá) de sal, 1/4 de colher (de chá) de bicarbonato de sódio e um copo de água morna. Misture tudo, bocheche antes de dormir e descarte logo em seguida. Esse método vai auxiliar na remoção dos agentes infecciosos.(remédio-caseiro)