Secretaria realiza visita técnica para implantar campus integrado em Simões Filho
O trabalho para a implantação do Campus Integrado de Educação Básica, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e Itabuna, no sul baiano, já foi iniciado pela Secretaria da Educação do Estado. Técnicos da secretaria, da Prefeitura de Simões Filho e da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) visitaram, na quarta-feira (14), as unidades que vão compor o Campus Integrado em Simões Filho, onde o projeto abrangerá seis escolas municipais e estaduais. Em Itabuna a visita está agendada para 21 e 22 de julho.
Fortalecer e potencializar a educação pública na Bahia, reunindo várias unidades escolares, com projetos pedagógicos articulados, é o objetivo doa campi integrados. Segundo o assessor de Articulação da Educação Superior com a Educação Básica da secretaria estadual, Robson Costa, o município de Simões Filho atende à proposta. “As escolas têm um conjunto poliesportivo bastante interessante e espaços para serem ressignificados. Ou seja, atendem à proposição do campus, que é preservar as unidades e otimizar recursos dentro de um projeto político pedagógico específico”.
Para o secretário municipal da Educação, Jorge Sales, o projeto atende a um anseio local. “O campus vem realizar um sonho do município [de termos] uma estrutura educacional que possa contemplar do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, integrado com a universidade e a Educação Profissional, [possibilitando] nova perspectiva para os estudantes da nossa cidade”. Os campi integrados estão sendo articulados pela Secretaria da Educação em parceria com as secretarias estaduais da Cultura (Secult) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Também envolvem os municípios, a Uneb, as universidades estaduais Uesc e Uefs, e a federal UFSB, entre outras instituições.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia