Rosberg desbanca Hamilton e faz pole na Alemanha
Mais rápido em todos os treinos livres, Nico Rosberg pintava como grande favorito para fazer a pole position diante de sua torcida, no treino classificatório para o GP da Alemanha, válido pela 12ª etapa da temporada 2016 da Fórmula 1. Mas uma pane eletrônica no Q3 quase traiu o piloto da casa no Circuito de Hockenheim. Sorte dele que a equipe Mercedes foi tão veloz quanto ele e conseguiu resolver o problema a tempo. De volta à pista nos minutos finais, Rosberg cravou 1m14s363, bateu a marca do companheiro Lewis Hamilton, 1m14s470, por apenas um décimo, e garantiu a posição de honra do grid de largada. O britânico, atual líder do campeonato, ficou com o segundo lugar.
Felipe Massa conseguiu avançar até o Q3 classificando-se “na bacia das almas” nas duas primeiras partes da sessão. No fim, o brasileiro da Williams acabou com a 10ª colocação, com 1m15s615. Já Felipe Nasr foi eliminado logo no Q1, ficando em 21º e penúltimo, à frente apenas de seu companheiro de Sauber, Marcus Ericsson, o último.
Com a RBR superior à Ferrari durante toda a sessão, Daniel Ricciardo venceu o duelo interno com Max Verstappen e larga em terceiro, logo à frente do jovem holandês. No time de Maranello, a torcida alemã não foi capaz de empurrar Sebastian Vettel. Apático, o tetracampeão foi ofuscado o tempo inteiro pelo parceiro Kimi Raikkonen, que ficou com a quinta colocação. Nico Hulkenberg (Force India), Valtteri Bottas (Williams) e Sergio Pérez (Force India) vieram a seguir.
Q1 – NASR É ELIMINADO; KVYAT DECEPCIONA
Felipe Nasr acabou eliminado logo na primeira parte do treino, em penúltimo, à frente apenas do companheiro de Sauber, Ericsson. Massa, por pouco, também não caiu fora. Ele avançou com o 15º tempo, duas posições à frente do primeiro eliminado. A decepção do Q1 ficou por conta de Daniil Kvyat. Em má fase, o russo da STR terminou com o 19º tempo. Seu companheiro Carlos Sainz figurou na zona de corte nos segundos finais, mas garantiu vaga com o 12º tempo. Também foram eliminados: Kevin Magnussen (Renault), Pascal Wehrlein (Manor) e Rio Haryanto (Manor). Quem surpreendeu foi Jolyon Palmer, que conseguiu levar a Renault ao Q2. O melhor tempo ficou por conta de Hamilton, com 1m15s243, seguido por Rosberg, Ricciardo e Raikkonen.
Eliminados no Q1:
17º Kevin Magnussen (Renault)
18º Pascal Wehrlein (Manor)
19º Daniil Kvyat (STR)
20º Rio Haryanto (Manor)
21º Felipe Nasr (Sauber)
22º Marcus Ericsson (Sauber)
Q2 – SAINZ ATRAPALHA MASSA
Foi também por pouco que Massa avançou para o Q3. Atrapalhado por Carlos Sainz Jr. em sua volta rápida, o brasileiro fez 1m15s699 e garantiu a 10ª e última vaga na superpole, dois décimos mais veloz que o primeiro eliminado, Esteban Gutiérrez, da Haas. Eliminado no Q2, o espanhol da STR foi punido com a perda de 3 posições no grid de largada e parte em 16º. Outro que quase ficou fora foi Vettel, que passou em nono. O Q2 marcou também as saídas de Jenson Button e Fernando Alonso, da McLaren, Romain Grosjean (Renault) e Jolyon Palmer (Renault). Hamilton foi novamente o mais veloz, 1m14s748, apenas 91 milésimos mais rápido que Rosberg. Verstappen, Raikkonen e Bottas vieram a seguir. Pérez, Ricciardo e Hulk também avançaram.(GE)