Barcelona vence o Granada e é campeão
O Barcelona titubeou na reta final do torneio, mas venceu o Granada por 3 a 0 neste sábado pela última rodada do Espanhol e se sagrou bicampeão nacional com apenas um ponto de diferença (91) em comparação ao Real Madrid, que também ganhou sua partida de hoje, contra o La Coruña. Os três gols da partida disputada no estádio Nuevo Los Cármenes foram marcados pelo uruguaio Luis Suárez, que terminou como artilheiro do torneio com 40 gols. Agora, o time catalão soma 24 títulos nacionais e impressionantes seis canecos em oito anos. Apesar de um resultado aparentemente tranquilo e domínio total do Barça em campo, o time do tridente Messi, Neymar e Suárez entrou em campo pressionado, principalmente pelos últimos resultados no Espanhol, que incluíram três derrotas seguidas (o que trouxe os times de Madri de volta para a disputa do título), pela desclassificação na Liga dos Campeões, uma má fase nítida nas feições dos integrantes do time catalão e porque Cristiano Ronaldo fez o gol da partida simultânea em apenas 7 minutos, o que dava naquele momento o título aos madridistas.
No entanto, o Barcelona teve cabeça no lugar nesta última rodada e logo aos seis minutos quase abriu o placar com uma cabeçada de Piqué, que parou na defesa de Andrés Fernández em cima da linha. Depois desse lance, a pressão catalã continuou forte e o gol saiu aos 21. Neymar acionou com ótimo passe Alba na esquerda, que cruzou rasteiro. Suárez chegou para apenas empurrar para o gol, 1 a 0. Depois do gol, o Barça continou sua blitz e chegou ao segundo 17 minutos depois, de novo com o uruguaio. Mascherano acertou um lançamento de cinema para Dani Alves. O brasileiro se esforça e consegue cruzar. Suárez se antecipa e consegue desviar de cabeça, 2 a 0.
Depois do segundo gol, o Barcelona diminuiu a intensidade, mas continuou perigoso lá na frente, tanto que chegou ao terceiro gol. Poderia ter feito mais dois ou três gols, com pelo menos uma boa chance para cada integrante do tridente, mas Neymar, Messi e Suárez não conseguiram converter em gol as oportunidades. O Granada chegou a assustar duas vezes durante a partida, mas foi claramente dominado pelo time azul-grená. Suárez fez o terceiro aos 41min do segundo tempo. Messi deu excelente assistência para Neymar, que, na cara do gol, rolou de presente para o uruguaio fechar o placar.
(Guia do Boleiro)