ANS quer equipe só para atender idosos em hospitais privados
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) quer mudar o atendimento ao idosos na rede privada.
O “Projeto idoso bem cuidado” foi apresentado nessa terça-feira (24), no Rio de Janeiro, e tem como objetivo tornar mais eficiente a assistência médica aos pacientes com 60 anos ou mais de idade.
Essa população representa 11% dos brasileiros e 12,5% dos cerca de 50 milhões de beneficiários de planos privados de assistência médica, segundo a ANS.
Nesse modelo, o hospital e a emergência deixam de ser porta de entrada do sistema e é criada uma equipe funcional para atender a esse público.
Outra novidade é a contratação de um profissional com a responsabilidade de conduzir e articular os diferentes momentos do percurso do paciente pela rede.
O presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), João Bastos Freire Neto, participou do evento e elogiou a iniciativa de tratar o idoso de maneira integral. Para ele, o grande desafio é colocar a proposta em prática
Inicialmente, serão feitos quatro projetos-pilotos. Embora não seja uma obrigação dos planos privados, Freire Neto ressaltou que algumas operadora já implantaram modelo similar e têm obtido melhores resultados assistenciais e econômico-financeiros.
O país tem aproximadamente 1,4 mil geriatras para atender em torno de 24 milhões de idosos.(Agência Brasil)