Vera Cruz:Tem mais de 9 mil imóveis
Com o objetivo de subsidiar estudos urbanísticos e atualizar as prefeituras quanto à situação de imóveis, equipamentos públicos e também sobre atividades econômicas, o Cadastramento Imobiliário e Mobiliário da Ilha, iniciado em setembro, já conseguiu recadastrar mais de 9.260 mil imóveis em Vera Cruz. “Trata-se de um importante instrumento para a definição de projetos de desenvolvimento local e planejamento de ações de governo e políticas públicas”, afirmou a coordenadora do Sistema Viário Oeste (SVO), Graça Torreão.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e o consórcio formado pelas empresas Instituto Pólis, Demacamp e Oficina Engenheiros e Construtores Associados, em parceria com as prefeituras de Vera Cruz e Itaparica, o cadastramento é parte das ações do SVO, que também prevê a construção do Plano Urbano Intermunicipal da Ilha (PUI). O mapeamento das áreas priorizadas no cadastramento, inclusive, partiu de indicações do PUI, focado nas Áreas Programadas de Desenvolvimento Urbano.
O projeto de cadastramento já passou pelas localidades da Gameleira, Porto Sobrado, Entroncamento/Mar Grande, Barra do Gil, 1ª etapa de Barra Grande e Tairu. Atualmente, os levantamentos estão acontecendo em Barra do Pote e Conceição e, paralelamente, o reconhecimento de campo em Cacha Pregos. No total, cerca de 10 localidades serão visitadas até o fim de fevereiro.
Trabalho em campo
Todo o trabalho está sendo realizado com uso de tecnologias de geoprocessamento, além do uso de smartphones para as atividades de campo, como aplicação dos questionários aos proprietários e informações dos imóveis. Em Itaparica, os trabalhos de campo serão iniciados em abril, com previsão de recadastrar 12 mil imóveis. A expectativa total, para a Ilha, é de regularizar mais de 50 mil inscrições imobiliárias, entre edificações e terrenos sem uso – a previsão inicial era de 42 mil imóveis.
Oficinas temáticas
Como parte das ações de planejamento urbano da Ilha, a Sedur, em parceria com o consórcio e as prefeituras, tem realizado debates públicos e oficinas temáticas para revisão e construção coletiva dos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano (PPDU) dos municípios de Itaparica e Vera Cruz.
As próximas oficinas serão realizadas ainda em fevereiro, nos dias 16, 18, 23 e 25, aprofundando discussões sobre desenvolvimento socioeconômico e políticas setoriais, meio ambiente e mobilidade, ordenamento territorial, uso e ocupação do solo, e instrumentos de política urbana. Os encontros acontecem sempre das 9h às 17h, no Casarão Solar Del Rey, em Itaparica.
Ascom (Sedur)