Futebol brasileiro some da elite europeia
O futebol brasileiro continua em má fase e isto pode ser visto na elite européia. Se analisarmos os principais campeonatos, só existe três brasileiros apresentando alguma relevância nas estatísticas ofensivas.
Foi verificado pelo Torcedores.com as estatísticas dos principais campeonatos europeus — italiano, espanhol, alemão, francês e inglês, que já estão na metade — e apenas Neymar, Douglas Costa e Raffael aparecem com algum destaque em assistências e artilharia. Por outro lado, alguns outros jogadores brasileiros continuam se destacando na defesa.
Neymar aparece como terceiro artilheiro e líder de assistências no Campeonato Espanhol e este mês foi eleito o 3o melhor jogador do mundo. No Campeonato Alemão os destaques são dois: Douglas Costa e Raffael. Enquanto o primeiro é conhecido dos brasileiros e destaque da seleção brasileira, o segundo é desconhecido no futebol brasileiro. Raffael saiu muito cedo do Ceará para tentar a sorte na Europa e hoje está colhendo os frutos. É o artilheiro de sua equipe, o Borussia M’gladbach e configura em 10o na artilharia da Bundesliga. Nas assistências, Raffael é o segundo maior passador do campeonato e pelo segundo ano consecutivo está ajudando sua equipe voltar para a elite do futebol mundial. Douglas Costa
é o líder em assistências pelo Bayern de Munique e 3o em toda competição.
é o líder em assistências pelo Bayern de Munique e 3o em toda competição.
Analisando individualmente as competições, podemos verificar que os líderes das competições possuem poucos brasileiros. O Bayern de Munique, conta com o lateral Rafinha e Douglas Costa. Na Inglaterra, três clubes disputam a ponta da tabela. Se analisarmos os três, Arsenal, Manchester City e Leicester encontramos Gabriel Paulista, Fernando e Fernandinho, todos responsáveis pelo sistema defensivo.
No futebol italiano, Alan e Jorginho jogam pelo líder da competição e se estão se destacando mas também no setor defensivo. Na França, o líder é o PSG e talvez seja o time da elite européia que mais depende dos brasileiros, porém apenas em seu sistema defensivo. Thiago Silva, Maxwell e David Luiz formam a defesa do líder absoluto da competição. Novamente, nenhum representante do futebol brasileiro se destaca na frente, já que Lucas Moura, alterna aparições entre os titulares e reservas.
Já na Espanha, os três principais times da competição contam com Neymar e Daniel Alves pelo Barcelona, Marcelo e Danilo pelo Real Madrid e Fillipe Luis no Atlético de Madrid. Novamente, apenas um jogador no ataque. Os demais são todos do sistema defensivo.
Com relação aos prêmios Fifa, apenas Neymar ficou entre os 23 melhores do mundo. No final, o atacante foi eleito o 3o melhor jogador do mundo na atualidade. Por outro lado, na seleção do ano, novamente, os defensores brasileiros apareceram. Daniel Alves, Marcelo e Thiago Silva ficaram na seleção que contou também com Neymar.
(torcedores)