SaúdeSem categoria

Especialista alerta para incidência de câncer de pele e destaca prevenção

Com aproximadamente 135 mil casos de câncer de pele registrados no país por ano, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta a população quanto a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce da doença. Segundo a SBD, câncer de pele do tipo não melanoma é o tumor mais incidente no Brasil independente do sexo.
Por incidir em uma região do corpo com fácil visibilidade, a atenção ao corpo pode ajudar no diagnóstico precoce da doença. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Dermatologia no RN, Leonardo Ribeiro, os tumores de pele geralmente são caracterizados por quatro detalhes.
“Costumamos dizer que existe uma regra chamada ABCDE. Caso aparece algum sinal na pele que seja assimétrico, que tenha bordas irregulares, mais de uma cor, diâmetro maior que 6 mm e mudança de aparência, a recomendação é ir ao médico o mais breve possível”, explicou.
Além de ficar atento ao corpo, é preciso ter cuidados com o sol. Segundo o Leonardo Ribeiro, além do já tradicional filtro solar, as pessoas devem evitar a exposição do sol em excesso, principalmente nos horários de picos de radiação solar. Usar bonés e camisas de manga longa também auxiliam na prevenção do câncer de pele.
Atendimento
Durante a manhã e parte da tarde deste sábado (7), foi realizado um mutirão de combate a incidência ao câncer de pele em todo o país. Em Natal, mais de mil pessoas receberam atendimento de médicos especialistas no Hospital Luís Antônio, no bairro das Quintas.
A aposentada Maria das Graças soube do mutirão de exames na sexta-feira. Ela, ao lado do marido, o agricultor aposentado Antônio Alves, saíram do município de São Rafael, distante 216 quilômetros da capital potiguar, para serem examinados. O motivo: prevenção.
“Eu tenho essas manchinhas no braço. Assim que soube que estavam realizando esses exames eu vim para Natal. Esse mutirão evita a demora no atendimento do SUS. Se eu tiver alguma coisa eu já saio tratada daqui”, contou.
De acordo com o presidente da ABD-RN, Leonardo Ribeiro, todos as pessoas que procuraram atendimentos neste sábado passaram por um exame de diagnóstico para averiguação da possibilidade de incidência de câncer de pele. Em casos de constatação da doença, os pacientes dos casos simples receberam o tratamento na hora da consulta. Já os pacientes de alta complexidade receberam um encaminhamento
“A proposta é atender todas essas pessoas, fazendo pequenas cirurgias aqui no hospital ou encaminhando os pacientes com casos mais sérios para um atendimento mais complexo”, contou.
Prevenção
Além de realizar exames de diagnostico, Leonardo Ribeiro explicou que a ação deste sábado teve também como objetivo despertar a consciência da população quanto a prevenção.
“Quando diagnosticado precocemente, o câncer de pele tem mais de 90% de chances de cura. Então é preciso estar precavido. No Brasil, as pessoas cada vez mais têm consciências dos cuidados com o sol, mas isso ainda não é suficiente. A pessoa pode não morrer de câncer de pele, mas ela pode sofrer com as mutilações (devido as extrações dos tumores)”, disse.(PN)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *