EconomiaNotíciasSem categoria

Crise faz consumidor adquirir novos hábitos no supermercado

Inflação alta, juros exorbitantes e desemprego não são bons ingredientes para preservar o poder de compra dos consumidores baianos, que estão mudando hábitos,  abandonando as compras mensais, sem porém diminuir o volume de compras. Pesquisa na internet e em encartes, a procura por promoções semanais e o fim da fidelidade a algumas marcas são algumas das soluções adotadas atualmente pelos compradores.
A engenheira Andrea Marchesini  adotou a prática de adquirir produtos mais genéricos, sem preocupação com marcas conhecidas. Os supérfluos passam longe e estocar mercadorias em promoção faz parte de sua receita.
A fisioterapeuta Maria Helena Lisboa concorda com estas medidas e diz ainda que está sempre procurando boas oportunidades, o que acontece nos pequenos mercados do bairro de Engenho Velho de Federação, próximo a sua residência no entorno do Dique do Tororó. “Compro o necessário, ms sempre adquiro uma boa quantidade de verduras e legumes nos dias de promoção”, ensina.
O militar Gilberto Mendonça diz que aproveita o tempo livre para fazer pesquisa em mercados de vários portes na região da Avenida Vasco da Gama onde reside. “Só compro as promoções e vou completando minha dispensa. A cesta básica aumenta toda semana e esta é a única maneira de economizar nosso dinheiro”, assegurou o militar.
Já a estagiária Luciana Queírós, diz que está sempre fazendo pesquisa para encontrar produtos mais em conta. “Prefiro fazer compras em grandes lojas, onde é possível encontrar promoções de última hora. Faço compras de dois meses de não perecíveis como feijão, arroz, macarrão, além de material de limpeza. Frutas, verduras e carnes eu vou completando com as ofertas”, diz Luciana.
Vendas
O consultor de varejo da Associação Bahiana de Supermercados (Abase) Rogério Machado diz  que  setor de supermercados na região Nordeste vem sentindo a crise de forma diferente, com menor impacto que em outras áreas do país.
Segundo ele, os consumidores da Bahia preferem adquirir alimentos e bebidas, o que faz com  o volume de compras não sofra grande redução em relação ao que ocorre na região sudeste do país, por exemplo.
Machado  diz ainda que houve  um crescimento em torno de 10% no volume de vendas nos  mercados de médio e pequeno porte de Salvador.
A principal razão vem sendo o fortalecimento e o crescimento das centrais de negócios que realizam a compra de mercadorias em grande volume. Isto permite que os estabelecimentos  comerciais oferecem produtos com preços mais em conta para o consumidor final.
Estratégias
A rede Extra, por exemplo,  onde Maria Helene Lisboa fazia compras na última quarta-feira, promove às quartas descontos em itens de hortifrúti (como frutas, verduras, folhagens e ovos).
Segundo a assessoria de imprensa, a rede possui ações promocionais fortes como o Detona Preço, com um dia inteiro de ofertas em todas as categorias e assegura que cobre as ofertas anunciadas pelos concorrentes diretos, basta apresentar o folheto válido no caixa.
Outras redes também adotam dias específicos da semana para venda de produtos perecíveis, para ofertas especiais ou adotam promoções especiais nas semanas que antecedem aniversários do grupo para atrair clientes, principalmente nos períodos em que diminui o afluxo de clientes.(A Tarde)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *