SalvadorSaúdeSem categoria

Saúde promove ações de combate a doenças de pele

Em alusão ao Dia Municipal da Mancha, lembrado em 15 de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), chama a atenção da população para leishmaniose, hanseníase e todas as doenças de pele. Várias atividades serão desenvolvidas das 8 às 17h, no distrito sanitário do Subúrbio Ferroviário e na USF Beira Mangue, localizada na Avenida Afrânio Peixoto s/n, Beira Mangue, com a participação da Sociedade Brasileira de Dermatologia/BA.
A leishmaniose é uma doença transmitida ao homem e a outras espécies de mamíferos, principalmente os silvestres por insetos (vetores ou transmissores), conhecidos como flebotomíneos (conhecido popularmente como mosquito palha). A infecção pode ser classificada como leishmaniose visceral que compromete os órgãos internos ou leishmaniose tegumentar que apresenta maior incidência de contágio na atualidade apesar de ter menor gravidade e agride a pele e mucosa.
O indivíduo contaminado por essas enfermidades de modo geral apresentam lesões na pele, mais comumente ulcerações e, em casos mais graves, atacam as mucosas do nariz e da boca ou fígado, baço, gânglios linfáticos e medula óssea, podendo levar à morte quando não tratada. Os sintomas incluem febre, emagrecimento, anemia, aumento do fígado e do baço, hemorragias e imunodeficiência. A doença pode levar à morte caso não seja tratada de forma regular e por um profissional médico.
Tratamento – De acordo coma a coordenadora de Vigilância de Leishmaniose da CCZ, Samanta Rodrigues, as ações preventivas e educativas são realizadas com objetivo de diminuir o contágio e aumentar o diagnóstico precoce da patologia, mas é importante que o indivíduo que possa ter contato com ambiente de mata seja em situação de lazer ou de cunho profissional utilize repelente como forma preventiva. “Ao notar pequeno ferimento com bordas arredondadas que vai aumentando de tamanho o infectado deve procurar uma unidade de saúde e iniciar o tratamento”.
A leishmaniose é uma das patologias pesquisada nos últimos tempos, onde se obteve êxito no controle da transmissão principalmente relacionada às classes mais humildes, através das contribuições do médico baiano Manoel Barral Netto. Por tal feito, o cientista e chefe da pesquisa e diretor do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz -Fiocruz, de Salvador, receberá no próximo mês em Paris o prêmio de Pesquisas em Ciências da Vida da Unesco, que visa recompensar projetos e atividades de indivíduos, instituições ou outras ONGs para pesquisas em ciências biológicas com vistas a melhorar a qualidade da vida humana.
Ações regulares para prevenção e combate à leishmaniose são realizadas rotineiramente nos distritos da capital baiana. Mobilizações sociais e captura de vetores também fazem parte do cotidiano da CCZ.  Na sexta-feira (23), a Secretaria Municipal da Saúde realiza no estacionamento do Salvador Norte Shopping uma feira de saúde, alertando a população sobre as enfermidades relacionadas a manchas. A leishmaniose como tal também terá destaque. O Shopping esta localizado na Rodovia BA-526, 305, São Cristóvão.
AGECOM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *