Dia de Combate ao AVC é celebrado com feira pela vida
A manhã desta quinta-feira (29) foi marcada por uma mobilização em prol da saúde na Praça Newton Rique, em frente ao Shopping da Bahia. Uma feira pela vida marcou o Dia do Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), com oferta de diversos serviços oferecidos ao público para promover a saúde e prevenir a doença. A ação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) teve parceria da Rede Brasil AVC e apoio da Universidade de Salvador (Unifacs) e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
O AVC, popularmente conhecido como “derrame” ocorre quando há entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC causa uma morte a cada seis segundos em todo o mundo e pode ser classificado como isquêmico (quando é causado por entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro) ou hemorrágico (quando é causado por rompimento do vaso, provocando sangramento no cérebro).
Os sintomas mais frequentes são diminuição ou perda súbita da força na face, braço, visão ou perna de um lado do corpo, alteração súbita da sensibilidade, formigamento, alteração da fala, dificuldades na linguagem, dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos. A melhor forma de prevenção é o controle da hipertensão arterial, do diabetes, doenças cardíacas, obesidade, fumo, sedentarismo, ingestão de bebidas alcoólicas, dentre outras.
Várias atividades – Durante a feira, foram disponibilizadas diversas atividades como aferição de pressão arterial, cálculo de índice de massa corpórea, medição de circunferência abdominal, peso, altura, avaliação de risco para desenvolvimento do diabetes, com a presença de profissionais dentistas, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos. Entre os serviços estavam ainda orientações sobre combate ao fumo, práticas para uma alimentação saudável e necessidade de realização de atividades físicas.
AGECOM