Congresso dos EUA aprova Orçamento para os próximos dois anos
O Senado dos Estados Unidos (EUA) deu sinal verde aos orçamentos do país para 2016 e 2017, aprovados na quarta-feira (28) pela Câmara dos Representantes. A aprovação põe fim a cinco anos de constantes confrontos entre republicanos e a Casa Branca.

A maioria republicana do Congresso dos EUA e a Casa Branca anunciaram na segunda-feira (26) ter alcançado um acordo, num raro compromisso em matéria orçamentária que visava a eliminar o risco de descumprimento no período que resta do mandato de Obama.
O texto define os orçamentos para os anos fiscais 2016 e 2017 e autoriza o Tesouro a continuar a contrair empréstimos no mercado até 15 de março de 2017, assegurando, portanto, que Barack Obama não terá de gerir mais crises orçamentárias até a sua saída da Presidência.
O Tesouro tinha fixado 3 de novembro como prazo máximo para o Congresso votar um aumento do limite legal da dívida federal, um montante em dólares revisto regularmente em alta pelo Congresso.
Sem essa votação, Washington arriscava acabar em “default” (decumprimento).
(Agência Brasil)