GeralNotíciasSem categoria

Periperi: O Subúrbio Ferroviário

Periperi é um bairro (subdistrito) da cidade de Salvador, Estado da Bahia, no Brasil. Está situado no Subúrbio Ferroviário (Zona Norte), e algumas de suas localidades são: rua dos Coqueiros, Malhada, Europa, Mané Paulo, Urbis, Parquinho, Barreiro, Bariri, Paraguari, Nova Constituinte, Beira Rio e Novos Unidos. Oficialmente, faz divisas com os bairros de Praia Grande (Sul), Coutos (Norte), Fazenda Coutos (Nordeste), Rio Sena (Sudeste).
O topônimo “Periperi” procede do termo tupi piripiri (ou piripirim), que designava um tipo de junco.
Historia 
Registra-se que índios tupinambás habitavam a região.
Durante o século XX, Periperi foi conhecido por ser uma importante estância para veraneio e moradia para aposentados, que se recolhiam para descansar à beira do mar, após anos de serviço. Sua cultura encontra-se retratada na literatura de Jorge Amado(1912-2001) em duas obras: “O capitão de longo curso” e “Baía de Todos os Santos”. Em 1980, o bloco afro Ara Ketu foi fundado em Periperi.

Hoje Periperi é um dos principais bairro de Salvador tendo em sua história dados importantes no desenvolvimento político do município com a sua população direta nas escolhas dos seus representantes em todas as seus esferas,com explosão demográfica ocorrida nas décadas de 70 e 80 a sua população teve um crescimento tanto como desordenado , hoje Periperi vive uma mudança em seus seguimentos com uma leitura mais ampla do que é uma administração voltada para o povo.
Castelo ,Vava Valadares ,Marivaldo, Lilio,Dona Dada dentre outros nomes que tanto lutaram por este cantinho como sempre é chamado pelos seus moradores,

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *