Hospital do Subúrbio completa cinco anos
Primeira unidade hospitalar pública do Brasil a realizar atividades por meio de Parceria Público-Privada (PPP), o Hospital do Subúrbio completa cinco anos de atendimento – tempo suficiente para alcançar o patamar de referência em urgência e emergência. Na manhã desta segunda-feira (14), os quase 1.500 profissionais responsáveis pela excelência do serviço prestado foram homenageados em cerimônia realizada na própria instituição.
“O grande foco do hospital, que tem sido prestar um serviço de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tem sido atingido. Nossos indicadores de produção são públicos e apresentados à população por meio de diversas plataformas. Hoje é um dia de reconhecimento para todos os profissionais que participaram e se dedicaram no dever de atender ao cidadão. Uma homenagem mais do que merecida”, afirma o diretor-presidente da Prodal Saúde, concessionária responsável pela operação do HS, Jorge Oliveira.
Para a diretora-geral do Hospital do Subúrbio, Lícia Cavalcanti, o empenho coletivo e o compromisso com a saúde pública foram os diferenciais da instituição para completar o quinto aniversário com indicadores de desempenhos positivos. “Atribuo a um trabalho de equipe, onde todos os profissionais estão motivados por uma causa pública. Trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) é algo gratificante. Todos que participam estão por devoção e compromisso com o projeto inovador realizado por meio de uma PPP. O modelo é inovador e já mostramos que dá certo”, enfatiza a gestora.
Durante o evento de celebração, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, lançou o desafio aos gestores de tornar a unidade ainda mais eficiente, utilizando os mesmos recursos. “O custeio da unidade não será ampliado. Vamos focar em eficiência administrativa e reduzir despesas. Isso significa entregar mais serviços para a população, com ainda mais qualidade, pelo mesmo custo que o hospital tem hoje”, afirmou Vilas-Boas.
Atendimentos
Já foram realizados na instituição cerca de 65 mil internações, aproximadamente 2 milhões de exames, 500 mil atendimentos e mais de 45 mil cirurgias. No HS, que conta com 373 leitos, cerca de 200 pacientes são atendidos por dia, sendo mais de 30% das internações motivadas por acidentes. O hospital também possui clínica médica, centro cirúrgico, serviço de hemodiálise, laboratório de coleta e análise de sangue, além de uma pediatria, onde uma brinquedoteca fica à disposição dos pacientes.
Para Elma Jambeiro, que está com a mãe internada pela segunda vez no hospital por causa de fortes dores de cabeça, o atendimento é um dos melhores que já precisou recorrer. “Minha mãe está sendo muito bem atendida. Teve um atendimento excelente, de primeiro mundo. A equipe médica é realmente preocupada com o paciente. Eu não escolheria outro hospital para receber atendimento”, destaca Elma.
Qualificação
Entre as estratégias para a oferta contínua de serviços de qualidade está a capacitação dos profissionais. Periodicamente, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, juntamente com outros funcionários do Hospital do Subúrbio, passam por treinamento. A enfermeira Meire Élide, que atua no setor de hemodiálise, explica como as palestras e os cursos desenvolvidos na instituição de saúde contribuem para o desenvolvimento profissional. “O hospital, com a capacitação, incentiva a busca pelo aprendizado. Os treinamentos são fundamentais para que toda a equipe evolua profissionalmente, e, sem dúvida, contribui para oferecer serviços de qualidade”.
Reconhecimento
A gestão do Hospital do Subúrbio é referência no Brasil e tem sido reconhecida também no exterior. Em junho deste ano, a PPP foi premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em uma conferência em Medelín, na Colômbia. O prêmio contemplou a instituição no quesito Melhoria na Entrega de Serviços Públicos na América Latina. O HS também já foi prestigiado com outras três premiações internacionais.
(SECOM)