Hospital do Subúrbio completa cinco anos
O Hospital do Subúrbio (HS) completou ontem(14) cinco anos de funcionamento somando mais de 500 mil atendimentos na emergência e ambulatórios. Durante o evento de celebração, o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, lançou o desafio aos gestores de tornar a unidade ainda mais eficiente, utilizando os mesmos recursos. “O custeio da unidade não será ampliado. Vamos focar em eficiência administrativa e reduzir despesas. Isso significa entregar mais serviços para a população, com ainda mais qualidade, pelo mesmo custo que o hospital tem hoje”, afirmou Vilas-Boas.
Na ocasião, foi entregue aos gestores documento de remodelagem do contrato de prestação de serviços da unidade. O objetivo é atender às necessidades da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em consonância com o cenário econômico vigente. Serão redefinidos indicadores quantitativos e reavaliados serviços hoje ofertados pelo hospital. “Vamos rever os serviços tendo em vista o que já foi construído. O que não está sendo utilizado em sua totalidade, será repensado para que se torne mais eficiente”, afirmou Vilas-Boas.
A instituição, que se tornou referência nacional e internacional de Parceria Público-Privada (PPP) na área de saúde, tem aliado experiência, competência e humanidade, em benefício dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entregando-lhes serviços assistenciais de qualidade, com resolutividade, respeito e, principalmente, dignidade.
O Hospital em números
Em seus cinco anos de funcionamento, foram realizados mais de 500 mil atendimentos na emergência e ambulatórios, e mais de 45 mil cirurgias, com 64.384 internações e aproximadamente dois milhões de exames complementares. Ao todo, são 373 leitos. Na terapia intensiva, são disponibilizados 10 leitos de UTI pediátrica e 50 leitos para adultos. A unidade possui também 253 leitos de internação e 60 de internação domiciliar.
O HS dispõe de uma equipe de 1.446 funcionários, incluindo 270 enfermeiros, 585 técnicos de enfermagem, sendo os demais profissionais de apoio técnico, serviços gerais, administração e corpo diretor. Conta, ainda, com um time assistencial composto por: um corpo clínico com 394 médicos das mais diversas especialidades
Apresenta um moderno parque de medicina diagnóstica, com bioimagem (radiologia digital, ultrassonografia, ecocardiografia, endoscopia digestiva e respiratória, tomografia, ressonância magnética e hemodinâmica) e laboratório de análises clínicas. E possui um centro cirúrgico com excelentes instalações e um ambulatório destinado ao atendimento de pacientes egressos.