Faxinaço contra a dengue segue em Itapuã nessa sexta
Nesta sexta-feira (18), entre as 8h e 10h, os profissionais da Secretaria Municipal da Saúde e da Limpurb estarão envolvidos em mais um faxinaço contra o Aedes na localidade do quilômetro 17, em Itapuã. Desde que foram retomados pela Prefeitura no final de julho, os mutirões de limpeza já beneficiaram 25 bairros do município, recolhendo mais de 575 toneladas de lixo, além de visitar mais de 8.600 imóveis e eliminar cerca de 20 mil focos do vetor.
O trabalho preventivo realizado em Salvador tem impedido o avanço da dengue, zika vírus e chikungunya, já que a capital baiana permanece em estado de alerta para ocorrência de uma epidemia das doenças, e o poder público pede à população para contribuir na redução desse índice. “Todo tipo de recipiente que acumule água, se não tiver mais utilidade, deve ser eliminado. Já aqueles como caixa d’água, tanques e toneis, devem ser devidamente cobertos, além de lavados com água e sabão rotineiramente para eliminação de possíveis ovos depositados nas paredes”, explicou Isabel Guimarães, coordenadora do Programa Municipal de Combate ao Aedes.
Este ano, os cuidados devem ser redobrados por conta das condições climáticas da cidade, com ocorrência de chuvas e temperaturas elevadas quase que simultaneamente, favorecendo a proliferação do mosquito. Isso porque, com o forte calor, as larvas saem mais rápido dos ovos armazenados em recipientes que acumulam água e, em uma semana, tornam-se mosquitos adultos.
De janeiro a setembro de 2015, a capital baiana registrou 478 casos de dengue, enquanto no mesmo período do ano passado, foram confirmadas 2.053 pessoas infectadas. A Vigilância Epidemiológica da SMS confirmou ainda, três casos de zika vírus nos primeiros sete meses deste ano, enquanto outras 17 mil ocorrências suspeitas seguem sob análise. No caso da chikungunya, a Prefeitura contabiliza quatro casos em 2015.
AGECOM