PolíticaSalvadorSem categoria

Corregedor do TRE recebe Título de Cidadão Soteropolitano

O juiz corregedor do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Fábio Alexsandro Costa Bastos recebeu na noite desta quinta-feira (17), o Título de Cidadão da Cidade do Salvador. A sessão solene de outorga de Título foi requerida pelo vereador Paulo Magalhães Jr. (PSC), e aconteceu no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal. 
O homenageado foi conduzido ao plenário pelos seus pais, Rubem Ribeiro Bastos e Josefa Maria Costa Bastos. O Título de Cidadão Soteropolitano é concedido a pessoas nascidas fora da capital baiana que tenham prestado relevantes serviços ao município. 
Durante sua fala, o vereador destacou a importância da homenagem. “Nesse momento de transformações políticas e sociais no Brasil, a justiça pede a participação de homens jovens, com propostas novas e comprometidos com o cumprimento da lei. É nesse perfil que se enquadra o homenageado desta noite”, disse. 
Ainda de acordo com edil, critérios éticos, notório saber jurídico e equilíbrio nas decisões têm pautado a trajetória do juiz. “O sistema eleitoral brasileiro carece de juízes com essas características, e, por isso, ainda enfrenta uma série de obstáculos no andamento dos processos e no encontro de decisões céleres. Mas, com o trabalho de Fábio Alexsandro, estamos mais otimistas e confiantes em um futuro de tribunais menos sobrecarregados, mais qualificados e em sintonia com a nova política, que a sociedade tanto almeja”. 
A honraria foi entregue pela esposa do juiz, Bárbara Correia de Araújo Bastos, e seus quatro filhos: Fábio Alexsandro Costa Bastos Filho; Alexandre Portugal Bastos; Thiago Alexsandro de Araújo Bastos; e Davi Alexsandro de Araújo Bastos.
“A tarefa de julgar processos não é nada fácil, mas me parece muito mais tranquilo do que receber esta homenagem”, disse o juiz corregedor ao iniciar seu discurso. Ele se mostrou grato aos amigos e familiares pelo apoio dado durante toda sua trajetória. “Além de todo amor que sempre tive pela cidade, agora passo a ter o Título. Já conquistei muita coisa, mas jamais receberia esta homenagem sem o incentivo dos familiares e amigos”.
A mesa da sessão também foi composta pelo procurador geral do Estado, Paulo Moreno, representando o governador Rui Costa; o deputado estadual Luciano Simões Filho, representando o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo; desembargador Eserval Rocha, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia; desembargador Lourival Trindade, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia; desembargador Carlos Alberto Dutra Cintra; Ulisses Maynard, representando a presidente da Associação de Magistrados da Bahia, Marielza Brandão Franco; coronel Carlos Eduardo Guimarães, representando o general de divisão Artur Costa Moura, comandante da 6ª Região Militar; e o secretário municipal de Relações Institucionais, Heber Santana.
Trajetória
Fábio Alexsandro Costa Bastos, é natural de Euclides da Cunha, nascido em 16 de fevereiro de 1973. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, aos 24 anos de idade. Pós-graduado em curso de aperfeiçoamento jurídico, em direito civil, em direito eleitoral. Foi juiz substituto na comarca de Itiúba e Cansanção. Assumiu a comarca de Itiúba, Monte Santo, e Euclides da Cunha. Exerceu também a função de juiz titular da Vara Cível, Juizado Cível e Consumidor, em Ipirá, de 2003 a 2006. Em 2006 foi presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB). Em 2014 foi eleito juiz corregedor do TRE-Ba, cargo que ocupará até 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *