Começa estratégia de vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 11 anos
As meninas entre 9 a 11 anos de idade que tomaram a primeira dose da vacina quadrivalente contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), já podem procurar as unidades básicas de saúde da rede municipal para participar da segunda etapa da estratégia de imunização, de segunda a sexta-feira, sempre das 08 às 17 horas.
Em Salvador, cerca de 54 mil jovens devem receber a dose do imunobiológico que previne o câncer de colo do útero. “Esta será a 1ª geração de futuras mulheres livres do câncer de colo de útero. Para isso, o esquema de vacinação deve ser seguido conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunização. Ou seja, aquelas meninas que receberam a 1ª dose, deverão retornar ao serviço de saúde para dar seguimento ao ciclo de imunização, afinal, a proteção só é garantida com a aplicação das duas doses”, alerta Doiane Lemos, chefe de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
A vacina contra HPV é indicada para adolescentes de 9 a 13 anos com três doses. Após a primeira dose, a menina deve receber a segunda seis meses depois, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Além do documento de identificação, a SMS recomenda que seja apresentado a caderneta de vacinação.
Todas as meninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado também devem procurar um posto de saúde para tomar a segunda. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14 e para aquelas que já tenham passado de um ano da primeira dose.
Este ano serão vacinadas, além das jovens do sexo feminino na faixa etária de 9 a 11 anos, mulheres com idade entre 9 e 26 anos convivendo com HIV, e o resíduo de 24 mil meninas de 11 a 13 anos que deixaram de tomar a 2ª dose da vacina HPV no ano de 2014.(ASCOM)