Bahia Pesca participa de intercâmbio internacional sobre aquicultura

A Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), participa deste sábado (20) ao próximo dia 29, na cidade do Alabama, nos Estados Unidos, da Missão Técnica Internacional de Aquicultura, realizada pelo Serviço de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O órgão será representado pelo gerente de assistência técnica, Eduardo Rodrigues.
O objetivo do evento é possibilitar aos participantes a oportunidade de conhecer e avaliar a realidade de alguns setores da aquicultura nos Estados Unidos, com foco em tecnologias inovadoras e sustentáveis de produção de peixes, camarões e ostras. Na ocasião, eles vão analisar as tecnologias que podem ser aplicadas no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento do setor no País.
“A visita proporcionará, mediante a analogia da realidade dos dois países, maior compreensão dos desafios da aquicultura brasileira, os obstáculos que deverão surgir ou já existem e as possíveis alternativas para consolidar a atividade no Brasil. A intenção é que eu seja, no retorno à Bahia, um multiplicador dos conhecimentos adquiridos”, explica Rodrigues.
Os técnicos envolvidos no intercâmbio irão visitar a Auburn University, instituição internacionalmente reconhecida por concentrar pesquisas em aquicultura e projetos de tecnologia sustentável para o meio. A história do departamento, suas linhas de pesquisa, alguns dos seus laboratórios, o mercado de peixe vivo da universidade e as instalações onde ocorrem testes pilotos e adequações de novas tecnologias são alguns dos locais do roteiro de visitada da equipe que compõe a missão técnica.
Outras atividades incluem visitas às instalações de empresa que presta serviço de apoio técnico aos aquicultores e à fábrica de farinha e óleo de peixe a partir de resíduos de frigoríficos. Engenheiros de pesca que realizam pesquisas e trabalhos na área da aquicultura realizarão palestras e farão a mediação de debates entre os intercambistas e gestores locais.
A ação faz parte do projeto Aquinordeste, do Sebrae, que busca capacitar os gestores da aquicultura nacional, a partir da ampliação do conhecimento e visão estratégica e sistêmica dos envolvidos. A viagem propõe a promoção do estímulo e motivação aos profissionais para a execução e implementação das descobertas da investigação. (Secom)


