Passaporte com chip traz mais segurança e menos filas para brasileiros
Menos filas, mais agilidade e mais segurança. O novo sistema de chegada e saída para passageiros brasileiros que viajam ao exterior está disponível no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Qualquer brasileiro, maior de idade, que possua o novo passaporte com chip já pode usar o e-Gate.
Uma fila especial e bem mais rápida do que a normal é organizada para os portadores do novo passaporte. O primeiro passo é colocar a página principal do passaporte para ser escaneada.
Os bancos de dados da Polícia Federal e da Interpol são interligados, assim, só são liberados os viajantes que não possuírem nenhuma restrição no sistema.
O próximo passo envolve ainda mais tecnologia, mas é tão rápido quanto o primeiro. Após a leitura do passaporte, o passageiro fica entre duas portas de acrílico para que o equipamento faça seu reconhecimento facial; cada passageiro é responsável pelo procedimento para entrada ou saída do País. Até hoje, a única maneira era a manual e feita em guichês – levava, em média, três minutos. Agora todo o processo leva menos de 30 segundos.
Todo o processo nos e-Gates é acompanhado um a um por um único policial federal. Além da agilidade e maior eficiência na leitura do documento, os guichês de imigração eletrônicos liberam os policiais para outras atividades de imigração.
A nova tecnologia passou por uma fase de testes no último trimestre de 2014, e agora já está em funcionamento normal. Mais do que identificar se um passaporte foi roubado, o novo sistema também identifica suspeitos que estejam tentando fugir do país por qualquer motivo. É mais um exemplo de como a tecnologia pode tornar qualquer atividade mais precisa e produtiva.
(Olhar Digital)