EconomiaNotíciasSem categoria

Deixar declaração para última hora amplia fila da restituição

A Receita Federal recebeu apenas 7.125.775 declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) até as 17h desta quinta-feira (2). O número representa apenas 25,5% do total esperado, de 27,5 milhões declarações. A restituição do Imposto de Renda obedece uma fila de espera, portanto, tecnicamente quem ainda não entregou o documento ao Fisco tem uma concorrência de 20,3 milhões de contribuintes.
O prazo para entrega da declaração do IR 2015 começou em 2 de março e termina no dia 30 de abril. A entrega da declaração de 2015 poderá ser feita apenas por meio do programa de transmissão Receitanet, disponibilizado no site da Receita Federal.
Também é possível a entrega  online, para quem tem certificado digital (assinatura para proteger transações eletrônicas), ou por meio do serviço Fazer Declaração, para tablet e smartphone. Este ano é o primeiro em que está disponível a opção de entrega online, sem necessidade de baixar o programa da Receita. As entregas nessas duas modalidades têm algumas restrições. Por exemplo, declarantes que tenham recebido rendimentos do exterior ou tenham tido ganhos de capital não podem utilizá-las.
Está obrigado a apresentar declaração este ano quem recebeu, em 2014, rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 ou rendimentos isentos – não tributáveis, ou tributados somente na fonte – cuja soma seja superior a R$ 40 mil; quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência de imposto, ou fez operações em bolsas de valores, de mercadorias e futuros; e quem teve ganhos ou tem bens ou propriedade rurais de acordo com os valores estabelecidos pela Receita.
(IG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *