Prefeitura concluirá obras na orla de Itapuã em julho
Com a demolição das estruturas da casa de show Língua de Prata, do bar Jangada e do Quiosque Brasil, feita pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) na manhã desta quarta-feira (11), a Prefeitura avança na conclusão das obras de requalificação da orla de Itapuã. A intervenção foi necessária para que a região recebesse uma nova infraestrutura, seguindo o projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e que contempla ciclovia, área para roda de capoeira, espaço de convivência para pescadores e apresentações culturais, pista tátil, quiosques, além de equipamentos exclusivos para baianas de acarajé.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Paulo Fontana, na área ocupada pelos antigos estabelecimentos serão construídos estacionamento, espaço para ginástica, quadra de esportes, passeios com elementos de acessibilidade e quiosques para comércio de cocos. “Até o momento já conseguimos concluir 60% das obras. Com a demolição das estruturas, vamos poder avançar nos demais 40% das intervenções restantes e a previsão é de que o trecho de Itapuã, assim como em Piatã e no Jardim de Alah, seja entregue em julho deste ano”, ressaltou Fontana. No último final de semana, o secretário e o prefeito ACM Neto vistoriaram as obras de requalificação na região.
Autorização judicial – A demolição das estruturas foi autorizada por medida judicial, já que os estabelecimentos ocupavam irregularmente uma área pública que pertence à União. O Língua de Prata e o Jangada tiveram pedido de concessão de espaço negado em agosto de 2014 pela Superintendência de Patrimônio da União, que entendeu ser o local uma “área de uso comum do povo”.
Nova orla de Itapuã – As obras de requalificação da nova orla de Itapuã atingem um trecho de cerca de 30 mil m² entre a Sereia e o Farol. O local terá ciclovias, espaço para roda de capoeira e convivência de pescadores, pista tátil com demais elementos para garantia da acessibilidade, inclusive para acesso à praia, quiosques para venda de bebidas e comidas, além de equipamentos exclusivos para baianas de acarajé.
A população também poderá aproveitar a área esportiva, equipamentos de ginástica e integração da praça da igreja com a orla através de um piso no mesmo nível. O piso intertravado será construído com utilização de concreto e granito. Também faz parte do projeto a revitalização do Mercado Municipal de Itapuã, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), assim como a restauração da estátua da Sereia, um dos símbolos da cidade, pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). O investimento total na revitalização da orla de Itapuã é de cerca de R$9 milhões, com execução coordenada pela Sindec.-