Prefeito entrega cartões do Salvador Primeiro Passo
Famílias beneficiárias do programa Salvador Primeiro Passo receberam das mãos do prefeito ACM Neto cartões de pagamento do auxílio financeiro, em solenidade realizada sob a organização do Parque Social, no Parque da Cidade. Essa é uma ação conjunta das secretarias de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Educação (Smed) e Saúde (SMS), e concede apoio financeiro mensal às famílias que não possuem alunos matriculados em creches e pré-escolas da rede pública ou conveniada. Os pagamentos, que serão mensais, já podem ser sacados em agências da Caixa Econômica Federal ou lotéricas.
O investimento mensal no programa será de cerca de R$ 900 mil. Cada família receberá R$ 50 por criança, e o limite é de até três filhos com idade de no máximo cinco anos, podendo ser ampliado no caso de gêmeos. É necessário que a família seja beneficiária do Bolsa Família. A estimativa é que 48 mil crianças estejam dentro do perfil para receber o benefício, mas até o momento 18 mil foram cadastradas. Pais ou responsáveis que retirarem seus filhos da creche e pré-escola ou que residam em locais com vagas disponíveis na rede pública ou conveniada não terão direito ao auxílio. Crianças que completarem cinco anos também deixarão de receber o benefício.
“Esse é um auxilio temporário, concedido até que a Prefeitura tenha condições de oferecer vagas em creches e pré-escolas. Até o final do próximo ano, vamos dobrar a oferta de vagas, saindo de 20 para 40 mil. Sabemos, no entanto, que não dá para fazer tudo de uma vez. O programa é para dar suporte a essas crianças até o momento em que possam estar matriculadas. Sabemos que algumas mães ficam impedidas de trabalhar ou estudar porque não têm com quem deixar seus filhos. Agora elas terão a liberdade de trabalhar ao longo do dia. Nunca se fez um esforço tão grande pela educação infantil”, afirmou o prefeito.
Bruno Reis, secretário da Semps, acrescentou que o benefício está condicionado à participação das crianças em atividades envolvendo as áreas de educação, saúde e assistência social. “Uma vez por mês vamos nos reunir com as mães para saber como está a evolução dessa criança. Nessa ocasião, vamos saber em qual creche está matriculada e fazer o acompanhamento social, educacional e na saúde dessas crianças. E o procedimento para cadastro é muito simples. À medida que as famílias forem se cadastrando, no mês seguinte já pode receber o benefício”, observou, destacando que até o momento cinco mil cartões já foram distribuídos.
O gerente regional da Caixa Econômica Federal, Anselmo Cunha, elogiou os esforços da Prefeitura na concepção do programa. “Sabemos que não é fácil fechar uma folha com mais de 15 mil pagamentos, e mesmo assim não tivemos qualquer problema por conta do grau de organização e da capacidade administrativa da Prefeitura. Poucas capitais do Brasil têm programas desse tipo. Essa é uma demonstração da preocupação social, que promove melhoria na qualidade de vida das pessoas, devendo ser motivo de orgulho e exemplo a ser seguido pelo Brasil. Salvador ganha com esse programa um grande presente”, disse.
O cadastro ainda pode ser feito nas Prefeituras-Bairro Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Cidade Baixa, Cabula e Pau da Lima, além das escolas municipais Professor Milton Santos (Valéria), Zulmira Torres (Amaralina), Antônio Carlos Magalhães (São Caetano), Roberto Correia (São Marcos) e Gersino Coelho (Cabula). O atendimento pode ser agendado previamente pelo 156 ou pelo www.primeiropasso.salvador.ba.gov.br.