Da RedaçãoNotíciasSem categoriaVera Cruz

Vera Cruz: A ausência de gestão pública está destruído a cidade

Um visitante incauto, que caminhe pelas ruas do município de Vera Cruz, localizado na Baia de Todos os Santos, há poucos quilômetros de Salvador, pode facilmente confundir esta cidade com um bairro mau cuidado e distante de qualquer município maior.
Emancipado em 31 de julho de 1962, o município de Vera Cruz mostra em toda sua extensão as marcas do desleixo da administração pública. O visitante que se arrisca a sair do centro da cidade para conhecer as pitorescas praias e localidades que fazem parte do município deparará com uma total falta de estrutura urbana, iluminação e saneamento.
São quilômetros e mais quilômetros de buracos que toma as principais vias de acesso. A falta de iluminação e de saneamento básico agrava a situação e trazem à mente de qualquer observador um cenário de abandono e desprezo. Com obras inconclusas e total falta de planejamento urbano, o município é um compendio do que não se deve fazer na gestão pública.
A via principal de ligação entre o distrito de Baiacú e a BA 001 é um exemplo lamentável da ausência de competência e zelo da administração local. Com aproximadamente 6 quilômetros de extensão, ladeada por casas e comércios, a via é um exemplo irrefutável da ausência de saneamento básico e de infraestrutura urbana. Com crateras que obrigam os motoristas a verdadeiros malabarismos para trafegarem, situação agravada em períodos de chuvas, a rua é um desafio cujos prêmios são os prejuízos sofridos pelos proprietários dos veículos obrigados a cruzarem um pântano até o distrito de Baiacú.
A mesma situação é vivenciada por moradores e veranistas que possuem residências no bairro da Taipoca. Sem pavimentação, esgoto sendo entregue direto nas águas do oceano Atlântico, os moradores convivem com crateras, lama e poeira. A iluminação de péssima qualidade, expõe moradores e visitantes aos assaltos e a possibilidade de quedas.
Partos realizados nas cidades vizinhas
Outro ponto que chama a tenção negativamente, é a rede municipal de saúde. Muito embora possua uma Unidade de Pronto Atendimento e tenha cobertura das Unidades de Saúde da Família em alguns distritos, os moradores de Vera Cruz estão alijados de atendimentos simples, como por exemplo, a falta de ambulatório ortopédico que obriga a todos que quebram um braço a recorrerem às cidades vizinhas para receberem atendimento adequado.
As futuras mães de Vera Cruz também não poderão dar à luz na terra em que muitas nasceram ou escolheram para viver. O sistema de saúde municipal é incapaz de realizar partos. Os filhos dos cidadãos de Vera Cruz nascem em cidades vizinhas, como Salvador e Santo Antônio de Jesus.
Mas, Vera Cruz não se resume a problemas. As belas praias, que resistem heroicamente a incompetência das gestões municipais que se sucedem e insistem na tentativa de destruir as belas paisagem locais, e a população hospitaleira e amigável são, sem sombras de dúvidas, boas razões para você visitar Vera Cruz, antes que a falta de gestão e incompetência acabem com o município.
Por Jorge Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *