SalvadorSem categoria

Turistas brasileiros e estrangeiros movimentam Porto de Salvador

O Porto de Salvador, na Avenida da França, está movimentado. Com a temporada do verão e chegada do Carnaval, o desembarque de turistas no terminal está intenso desde o dia (13), ancorou o navio Ruby Princess, com destino para o Rio de Janeiro. A embarcação tem capacidade para acomodar até 3.080 passageiros e navega desde 2008. De acordo com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), a previsão é que até segunda-feira aportem pelo menos mais quatro embarcações na cidade. Já são esperados os navios Sovereign, MSC Orchestra, Splendour e o MSC Música, o primeiro com destino para o Rio de Janeiro e os seguintes para Maceió, trazendo todos mais de 11 mil viajantes.
 
No Porto é possível perceber que, além de turistas de várias nacionalidades, como Espanha, Itália e China, é crescente o número de brasileiros visitando a capital. A carioca Marlene Morgado, por exemplo, conta que já perdeu as contas de quantas vezes já visitou a cidade e que já se sente baiana. “Eu e meu marido viemos aqui a primeira vez na nossa lua de mel. Isso já deve ter uns 45 anos. Nós sempre voltamos”, revelou. 
 
Já o acriano radicado no Rio de Janeiro Anselmo Ribeiro brinca com o jeito receptivo do soteropolitano. “Vim pela primeira vez em 1975 e desde então sempre venho a Salvador. Eu nunca conheci uma cidade onde as pessoas fossem tão simpáticas como aqui. O calor humano é contagiante”, conta, entusiasmado. 
 
Segundo informações da Empresa Salvador Turismo (Saltur), até o final do verão terão aportado na capital 68 navios. A perspectiva é que o turismo marítimo atraia 1,5 milhão de turistas durante todo o verão. A estimativa é que os mais de 700 mil turistas esperados para o Carnaval de Salvador deixem algo em torno de R$ 64,8 milhões na cidade durante a festa. Além disso, o trade turístico de Salvador prevê que pelo menos 90% dos leitos serão até a Quarta-Feira de Cinzas.
A previsão da Saltur é que o volume de passageiros desembarcando na capital baiana via Aeroporto Luís Eduardo Magalhães e Rodoviária seja cerca de 30% acima dos números comuns a períodos de alta estação. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Érico Mendonça (Secult), lembra que Salvador voltou a ter uma posição de destaque na preferência dos brasileiros na hora de escolher um destino turístico para o verão. Para ele, a cidade em si já é o grande atrativo.
“Por conta da variedade de opções que a cidade voltou a oferecer nos últimos anos, como serviços básicos e infraestrutura para receber o visitante – além da taxa de dólar, ainda bastante favorável para quem opta por viajar pelo Brasil -, Salvador voltou a atrair pessoas de diversas partes do mundo, mas principalmente brasileiros”, frisou o secretário. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *