Pesquisa aponta satisfação do folião com organização do Carnaval
Preocupada cada vez mais com a opinião do folião acerca da principal festa da cidade, a Prefeitura, através da Ouvidoria Geral do Município (OGM), realiza uma pesquisa de opinião com os foliões na atual edição da folia de Momo. Ao todo, já foram ouvidos 10.693 mil pessoas de diversas faixas etárias e camadas sociais nos últimos cinco dias de festa. Deste montante, os elogios à execução do Carnaval somam 7.111 (74%) manifestações de foliões. A pesquisa será concluída hoje e os resultados ainda são parciais.
No que se refere à organização do Carnaval, os pontos mais bem avaliados têm sido a estrutura física e a operação do evento, com 37% e 23% de elogios, respectivamente. No quesito transporte e trânsito, o ponto mais positivo tem sido o acesso aos circuitos, com 37%, e o número de linhas de ônibus, com 10%. Já quando o assunto é limpeza, 26% dos entrevistados até aqui consideraram o trabalho da Prefeitura como positivo.
Para o ouvidor-geral, Humberto Viana, esse trabalho de pesquisa possibilita melhorias a cada ano na organização do Carnaval. “É a partir desse trabalho de ouvidoria que se torna possível apurar a prestação dos serviços públicos disponíveis aos cidadãos, assim como dar retornos efetivos aos que estão envolvidos na festa”. Viana respaldou a atividade em conjunto com os demais órgãos municipais que atuam no evento e afirmou que algumas demandas são resolvidas de imediato. “Casos como fiscalização de ambulantes vendendo espetinho, reparo em postes e limpeza de sanitários recebem retorno ainda durante o festejo. A resposta é rápida em muitos casos”.
Através de 50 agentes, o órgão municipal ainda percorre todos os três circuitos da festa, além de disponibilizar os balcões de Cidadania, que ficam no Elevador Lacerda, Pelourinho, Campo Grande e na Barra. A dinâmica do grupo teve como objetivo identificar, através da opinião do folião, pontos fortes e fracos na organização do evento, situações operacionais, assim como sugestões de melhorias e aferimento da qualidade dos serviços municipais que atuaram no evento, a exemplo do trânsito, ambulantes, limpeza urbana, dentre outros.
Os agentes também registram críticas, elogios ou denúncias de tudo que envolve o festejo de fevereiro. Ao final de cada dia, a Ouvidoria pode ter em mãos, informações que a permitem elaborar relatórios no qual se pode visualizar a impressão geral do folião, com seus pontos críticos e positivos. Esse mecanismo permite a tomada de decisões estratégicas, ajustes, manutenções e melhorias ao longo da festa, assim como o planejamento dos carnavais futuros.