Inaugurada Delegacia de Plataforma no Subúrbio Ferroviário
Para ampliar o trabalho investigativo desenvolvido pela Polícia Civil da Bahia, a 29ª Delegacia Territorial (DT) de Plataforma, na Avenida Suburbana, Subúrbio Ferroviário de Salvador, foi inaugurada nesta terça-feira pelo governador Jaques Wagner, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e o diretor geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão.
“A Delegacia Territorial de Plataforma vai cuidar de mais ou menos cinco bairros e [aproximadamente] 120 mil pessoas. É o caminho que estamos fazendo, ampliando os espaços da PM e da Polícia Civil, o contingente e trabalhando com planejamento e sinergia entre as polícias. Vamos continuar acreditando no Pacto pela Vida [programa estadual]”, destacou Jaques Wagner. Para a instalação da delegacia foram investidos cerca de R$ 290 mil na aquisição de móveis, equipamentos, além da locação anual do imóvel e das viaturas.
Localizada bem próximo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), a DT tem como titular a delegada Celina Santos, e conta com três escrivães e 28 investigadores, que já iniciaram as atividades antes mesmo da entrega das instalações. Segundo a delegada, a unidade funciona durante 24 horas. “Estamos com o quadro completo, todos preparados para desempenhar a [respectiva] função”.
Abrangência
O secretário estadual Maurício Barbosa explicou que a 5ª DT – em Periperi – abrange dez bairros, e a 29ª contempla cinco. “Juntas, as delegacias vão ajudar no desenvolvimento do trabalho da Policia Civil e toda a comunidade que precisa deste trabalho, fazendo com que a segurança pública se fortaleça no Subúrbio”.
Três veículos novos (dos quais uma viatura) estão à disposição dos policiais que atuam na DT. Conforme o delegado geral Hélio Jorge, a nova unidade de polícia da Delegacia de Policia Metropolitana (Depom) vai reforçar os trabalhos da Polícia Civil na região suburbana. “Com isso estamos fazendo uma subdivisão da área que pertence a 5ª Aisp [Área Integrada de Segurança Pública], que antes era de atribuição da 5ª Delegacia Territorial”.
A região do Subúrbio é a mais populosa da capital. A inauguração da nova DT chamou a atenção de pessoas como a professora aposentada Maria do Carmo de Jesus. “É o que mais precisamos. Minha casa fica de fundo com a delegacia e acredito que ninguém vai ousar subir os muros [da residência]. Acho que estou bem protegida com a delegacia”.
Quem também ficou satisfeito foi o eletricista Adeládio dos Santos, morador da Avenida Suburbana. Comodidade e segurança foram alguns itens destacados por ele. “Tendo uma delegacia perto, qualquer problema é só telefonar ou dar um pulinho ali e resolver o problema”.
(SECOM)