Uso da Internet movimenta campanhas
No início da campanha, sabedores do longo caminho que terão que percorrer para tentar conquistar os mais de nove milhões de votos espalhados pela Bahia, os candidatos ao governo do estado, que ainda não contam com o recurso da propaganda no rádio e na televisão, investem pesado em uma plataforma de interação: a internet. Muitos deles, inclusive, criam setores específicos para essa área.
Os quatro postulantes mais bem posicionados na última pesquisa de intenção de voto são os únicos possuidores de sites on-line: O ex-governador Paulo Souto (DEM) com o www.paulosouto.com.br; Rui Costa (PT) com www.rui13.com.br; Lídice da Mata (PSB) no www.lidice.com.br e Marcos Mendes (PSOL) com www.marcosmendes50.com.br.
Para o cientista político Joviano Neto, a internet é campo fértil de influência política e acredita que será a arena do debate de diversos assuntos voltados aos projetos e os fatos de campanha que poderão surgir.
“Cerca de 50% da população tem acesso à internet. Os candidatos já possuem equipes específicas para cuidar do setor on-line, o que prova esse ambiente de influência do eleitorado. O que devemos ficar alerta é que esse espaço também tem um poder de difusão de boatos e gozações, principalmente nas redes sociais, quase um espaço sem regras, mas que poderá haver penalizações”, disse.
“Mas o fator da interação é explícita, principalmente aos candidatos da majoritária. Veremos muito também os ataques e os contra-ataques quando a campanha pegar ritmo”, completou.
Além dos sites, onde os internautas podem ler notícias, fazer download de artes e dos jingles, as páginas do micrblog Twitter e da rede social Facebook possuem atualizações constantes. Ainda na pré-candidatura, quem melhor utilizava tais plataformas foram o governista Rui Costa (PT) e o candidato a senador Geddel Vieira Lima (PMDB).
Até o fechamento da matéria, entre os concorrentes ao Palácio de Ondina, Rui reúne 170.344 usuários em sua página do Facebook, seguido de Souto com 66.924; Lídice com 60.776 e Mendes com 11.166. Rogério Tadeu Da Luz (PRTB) e Renata Mallet (PSTU) ficam na lanterna, um com 4.799 curtidas e outro com 3.032, respectivamente.
O Instagram, rede social específica para publicação de fotografias, é outro espaço usufruído pelos candidatos, correligionários das coligações e partidos. Os postulantes, com os perfis, valorizam fotos e gráficos para buscar o maior número de seguidores e “likes” e propagar informações sobre eventos e propostas de governo.