Metrô será gratuito durante a Copa do Mundo
Segundo Fábio Mota, secretário de Urbanismo e Transporte da prefeitura de Salvador, o metrô será gratuito durante o período da Copa. “Para inaugurar o nosso novo meio de transporte em Salvador, o metrô será gratuito durante os jogos na cidade. Mas o cadastro deve ser feito pelo site da Transalvador com antecedência e apenas por grupos fechados”, afirmou. Apenas poderão usar o metrô nos dias de jogos os grupos fechados que se cadastrarem no site da Transalvador em direção à Arena, os interessados poderão fazer o cadastro a partir da próxima segunda-feira (12).
O assunto foi discutido em reunião na tarde desta quarta-feira (7), em um hotel em Ondina, também com a participação de Isaac Edington, secretário da Ecopa e Fabrizzio Muller, superintendente da Transalvador. Eles discutiram sobre ações e planejamentos de mobilidade durante a Copa do Mundo. Os jogos em Salvador, acontece nos dias 13 de junho, 16 de junho, 20 de junho, e 25 de junho.
O metrô, cujas obras iniciaram em 1997, deve entrar em funcionamento a partir do dia 10 de junho. Pelo menos é o que promete o governo do estado no plano de mobilidade urbana da Copa do Mundo, que será realizada a partir do dia 12 de junho. O equipamento será utilizado para transportar torcedores que estejam portando ingressos dos jogos do Mundial Arena Fonte Nova, palco das partidas do mundial em Salvador. Mas o transporte também ficará à disposição do público em geral nos dias que não acontecerem jogos na capital, mas em horários específicos.
A previsão é de que o metrô comece a funcionar em operação assistida, com linha expressa saindo da estação Acesso Norte, nas proximidades da Rótula do Abacaxi, chegando à estação do Campo da Pólvora, em Nazaré, em horários específicos. Nos dias de jogos em Salvador, apenas torcedores que estiverem com ingressos para o jogos do mundial e cadastrados, além de ônibus e vans credenciadas, poderão ter acesso às regiões das estações de metrô quando ele estiver em funcionamento, já que a rota do transporte fica dentro do perímetro da Fifa.
(Ibahia)