NotíciasSem categoria

Governo vai privatizar o mercado da raspadinha

Raspadinha da Caixa
O governo federal prepara uma megalicitação para passar à iniciativa privada toda a operação das loterias instantâneas (as “raspadinhas”), incluindo a criação de novos jogos, atribuição exclusiva da Caixa Econômica Federal.
O assunto é tocado pela direção da Caixa. Segundo apurou o jornal O Estado de S. Paulo, a abertura do mercado de loterias instantâneas no País pode render aos cofres públicos cerca de R$ 15 bilhões em cinco anos.
O processo está sendo feito sob medida para abrir o mercado de loteria instantânea a empresas internacionais. A Scientific Games, maior empresa de loteria do mundo, que opera a Mega Millions nos Estados Unidos, já participou de reuniões na Caixa sob pretexto de contribuir com sugestões para um processo que pode beneficiá-la ao final.
A empresa, inclusive, abriu uma filial no País – uma das exigências para as estrangeiras participarem do certame. A Caixa prevê remunerar a empresa que vencer a licitação com um porcentual sobre os valores arrecadados pela loteria instantânea.
O superintendente nacional de Loterias da Caixa, Gilson César Pereira Braga, afirmou à reportagem que o modelo de licitar toda a cadeia dos jogos de loteria instantânea é exigência dos grupos estrangeiros e confirmou ter se reunido com a Scientific e outras seis empresas para discutir o assunto.
Para não ter de alterar a legislação, a Caixa, que detém o monopólio das loterias no País, continuará “dona” do negócio, mas a operacionalização (pré-produção, produção, logística, telemarketing, venda, pós-venda, suporte) passará toda a uma única empresa ou a um consórcio de companhias privadas, que pode misturar empresas nacionais e internacionais. Atualmente, apenas a distribuição, pelos Correios, e a impressão são terceirizadas.
A empresa que vencer a licitação ficará responsável até mesmo pela abertura de novos pontos de venda. As “raspadinhas” poderão ser vendidas não apenas em casas lotéricas, mas também em máquinas de autoatendimento.
(Exame)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *