Via Expressa é inaugurada em Salvador
|
---|
A Via Expressa possui, no total três túneis, 14 viadutos, duas passarelas, dez faixas de trânsito. Um investimento total de R$ 480 milhões foi realizado e, segundo o prefeito ACM Neto (DEM) durante seu pronunciamento na cerimônia, “a construção da Via Expressa vem garantir uma mudança no perfil urbano de Salvador”.
De acordo com o governador Jaques Wagner (PT), a obra irá resolver boa parte das questões de mobilidade da cidade. “É uma obra monumental, a maior intervenção viária de Salvador nos últimos 40 anos, depois da construção da Avenida Paralela, que vai resolver as questões de mobilidade. Alguém que está em qualquer lugar da Cidade Baixa e queira ir para o Aeroporto, entra em uma pista segregada, sai na BR-324, a Luís Eduardo, entra na Paralela sem passar pelo Iguatemi”, disse.
Para a presidente Dilma Rousseff, que também esteve presente na inauguração, a intervenção é um ganho significativo para toda a população soteropolitana. “Quando você tira a carga do centro, você está garantindo que o tráfego de pessoas, veículos e transporte público flua de forma mais rápida, também porque ela viabiliza o transporte de carga rápido e isso significa melhoria da produtividade, empregos, significa ganho para toda a população daqui de Salvador”, afirmou.
Contudo, de acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a Via Expressa só terá o tráfego de veículos liberado a partir da tarde deste sábado (2), em função da retirada das instalações provisórias montadas para inauguração da obra.
ProtestosAproveitando a presença da presidente Dilma Rousseff na cidade, um grupo entre 50 e 80 pessoas realizou uma manifestação, pedindo a aprovação da PL 7495, que prevê a criação de 3.365 empregos públicos de Agente de Combate às Endemias.
A informação foi recebida através do Whatsapp do iBahia e confirmada pela Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador). Segundo o órgão, os protestantes já deixaram o local, visto que a presidente já havia seguido em direção ao Centro Administrativo da Bahia (CAB) após a inauguração da Via.