PolíticaSem categoria

Conferência estadual debate direitos de assistentes sociais

Imagem inline 1Com foco no debate das novas diretrizes para o aperfeiçoamento e avanço do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na Bahia, acontece até amanhã (02), no Hotel Fiesta, a nona edição da Conferência Estadual de Assistência Social.
Trazendo o tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Suas “, o evento teve inicio já na tarde desta terça-feira (01), com a realização de uma cerimônia solene, que contou com a participação do vice-presidente da Assembleia Legislativa, Yulo Oiticica (PT), da coordenadora do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Solange Teixeira, da secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Moema Gramacho, dentre outros.
Durante a abertura do evento, Oiticica, que também é presidente da frente parlamentar da Defesa da Assistência Social na Alba, reinteirou a importância do combate às condições precárias de trabalho e a necessidade de uma política pública municipal responsável.
“Consolidar o Suas e consolidar o PNAS, que vêm de 2004, é impossível sem uma articulação séria, a partir dos gestores municipais. Gestão séria essa que pressupõe alinhar, não só no debate , mas na gestão diária. Pois é assim que se pensa política de assistência social , que se pensa o Suas, melhor dizendo, de forma séria em uma perspectiva de 4 anos de governo”, pontuou o petista que logo depois completou. “A falta de seriedade na ação do município, muitas vezes, é que impossibilita que a gente venha verdadeiramente efetivar, o que é a ousadia do povo brasileiro, que é universalizar os direitos”.
Defensor da bandeira da luta desses profissionais, Yulo também destacou, o que para ele são os principais pontos para transformação da categoria.  “Eu estou falando de sistematizar política, de fazer concurso para profissionais do Suas, financiamento, gestão e o não a precarização do serviço”, concluiu.
Na mesma linha de defesa a coordenadora do CNAS, Solange Teixeira, reforçou a necessidade da realização de concursos para a categoria como um fator complementar, mas  apontou  a capacitação para toda rede de trabalhadores do Suas, como ferramenta principal para evolução da área.
Ainda na programação da Conferência, sempre na perspectiva da valorização dos trabalhadores e capacitação desses profissionais, mais seis eixos serão discutidos: vigilância socioassistencial, processo de planejamento, monitoramento e avaliação, gestão do trabalho, gestão dos serviços, programas e projetos; gestão dos benefícios no SUAS e regionalização.
Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *