Levar trabalho para casa traz risco à empresa
A segurança dos dados de uma empresa pode ser afetada quando o computador do trabalho ou os arquivos são levados para a casa do funcionário. A análise é da professora da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP), Kalinka Castelo Branco, baseada em uma pesquisa da Federação do Comércio do Estado que aponta que 30% dos entrevistados levam informações do trabalho no próprio tablet, notebook ou celular para terminar depois.
Para a professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, o risco dos dados serem roubados ou perdidos é grande. “Normalmente as empresas colocam antivírus, firework e deixam os dados armazenados dentro do infranet. Quando o funcionário leva o computador para casa, corre todos os riscos que a empresa tenta evitar, porque se a pessoa não tiver tudo isso no computador, corre o risco de ter a máquina invadida e as informações retiradas dali”, explicou Karina.
Outro risco apontado pela docente é a internet gratuita disponibilizada em muitos estabelecimentos. “A orientação é para quem for acessar esse tipo de rede compartilhada ter muito cuidado com as informações pessoais. Em geral, nas empresas são barrados os sites que podem conter vírus, já o usuário comum normalmente não realiza esse bloqueio. Acessar essas redes coloca em risco todo o conteúdo do computador, nesse caso o conteúdo da empresa”, alertou.
Segundo o designer Lucas Tortorelli, os prazos para cumprir seus projetos são curtos e por isso sempre precisa terminá-los em casa. Mas ele diz que se previne. “Sei que a internet doméstica não é 100% segura, então procuro sempre ter o antivírus atualizado. Em relação a arquivos da empresa, evito usar a rede pública para não expor os arquivos”, disse.
(G1)