Xbox One é anunciado pela Microsoft com novos controles e Kinect

A Microsoft anunciou o novo Xbox One em Redmond, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (21). O console trouxe um novo controle levemente remodelado, um novo Kinect com recursos mais avançados e reforço na proposta de ser uma central de entretenimento, iniciado no Xbox 360. Com isso, a Microsoft se mantém na briga com a Sony e seu novo PlayStation 4, e a Nintendo, com o Wii U.
O presidente de negócios de entretenimento interativo da Microsoft, Don Mattrick, subiu no palco para iniciar a apresentação. Ele falou da situação atual do Xbox Live, do Kinect e das empresas que desenvolvem jogos para o Xbox 360.
Logo em seguida, sem enrolação, o executivo chamou o vídeo que apresentou o novo console, que será chamado de Xbox One, contrariando todas as previsões de nome. Diferente da apresentação do PS4, o vídeo da Microsoft apresentou primeiro o console, para depois mostrar o novo Kinect e o novo controle na sequência.
Reconhecimento de voz e rosto
A primeira inovação do Xbox One apresentada é o reconhecimento facial, que na apresentação foi usada para ligar o console. Em seguida, o reconhecimento de voz foi utilizada para acessar os canais de TV e um jogo.
A interface do novo Xbox também é baseado em “tiles”, assim como no Xbox 360 e no Windows 8. A novidade agora é que esses quadrados podem ser controlados por gestos, utilizando o Kinect 2.0. Na demonstração, um trailer foi iniciado e rodou dentro de um desses quadrados. Quando o apresentador quis, o vídeo ocupou toda a tela e voltou ao normal com o movimento das mãos.
Além disso, o Skype foi integrado ao Xbox One e pode ser executado junto com outro programa. Deste modo, o usuário poderá assistir um programa de TV e falar com seu amigo pela webcam ao mesmo tempo.
Xbox Live
Logo após, Marc Whitten subiu ao palco para falar na nova Xbox Live, que segundo ele “foi reimaginada para o Xbox One”.
A busca por inovações faz parte da história do Xbox
A história da Microsoft com a marca Xbox começou oficialmente em novembro de 2001, quando a primeira “caixa” foi lançada pela empresa nos Estados Unidos. Porém, a trajetória do videogame teve seu início ainda em 1998, quando engenheiros da companhia norte-americana pensaram em criar um console que utilizaria o sistema Windows otimizado exclusivamente para games.
Porém, anteriormente ao surgimento do Xbox, a Microsoft já havia se aventurado na área de videogames. A empresa colaborou com o Dreamcast, da Sega, com seu sistema Windows CE. A experiência acabou favorecendo os planos de lançar um produto próprio pouco tempo depois. Deste projeto nasceu o primeiro console da empresa, incialmente chamado de “DirectX Box”.
Apesar de ter obtido um relativo sucesso nos Estados Unidos, o Xbox não foi muito bem em outras regiões, principalmente no Japão. Porém, graças a jogos como Halo, Dead or Alive 3, Ninja Gaiden e Forza Motorsport, o aparelho angariou uma multidão de fãs, que esperou ansiosa pelo Xbox 360, que a Microsoft lançaria em 2006.
A história do Xbox 360 é mais recente na memória dos fãs, que ainda vibram com os games da série Halo e Forza, além do sucesso Gears of War, que nasceu nesta geração. Com direito a novidades como Xbox Live e o sensor de movimentos Kinect, o segundo console da Microsoft provou que veio para brigar de frente com o PlayStation. Resta saber se o sucesso vai continuar para a empresa com o novo aparelho, que já mostrou que não está para brincadeiras e vai ser um concorrente de peso para o PS4.
(Techtudo)