Sem categoriaTecnologia

Novo sensor Kinect enxerga no escuro e reconhece peso

Novo Kinect reconhece mais movimentos do corpo do jogador e apresenta maior precisão (Foto: Bruno Araujo/G1)
Uma das principais novidades do anúncio na terça-feira (21) do Xbox One, novo videogame da Microsoft e sucessor do Xbox 360, é a versão melhorada do sensor de movimentos Kinect.

Após a revelação do aparelho, realizada no campus da empresa em Redmond, nos EUA, o G1 testou algumas das funcionalidades do novo acessório, como o seu maior nível de detalhamento, a sua capacidade de enxergar no escuro e o reconhecimento da distribuição de peso pelo corpo do jogador.
O novo Kinect terá basicamente três tipos de “visão”. A primeira delas continua sendo uma identificação tridimensional daquele que está jogando, mas dessa vez feita por um sensor com um campo de visão estendido, o que permite tanto jogar em ambientes menores quanto se movimentar sem estar necessariamente na frente do televisor. Segundo a Microsoft, a fidelidade das capturas da nova versão do acessório é três vezes maior do que as do modelo antigo.

A segunda “visão” é bidimensional e em cores, como a de uma máquina fotográfica, e pode ser usada para chamadas via Skype. A nova resolução de 1080p (Full HD) melhora bastante a qualidade das imagens obtidas pelo Kinect, mas ainda não soluciona problemas comuns enfrentados pelos jogadores, como a baixa luminosidade ou a falta de luz.
Situações como essa fizeram com que a Microsoft incluísse uma terceira “visão”, inédita: a infravermelha. Praticamente uma câmera de visão noturna, o novo recurso do Kinect permite literalmente enxergar no escuro. O sensor é capaz ainda de filtrar incidências indiretas de luz que possam atrapalhar a compreensão das imagens obtidas.
A Microsoft detalhou ainda como irão funcionar alguns dos recursos de reconhecimento do novo Kinect. Em um primeiro momento, o sensor identifica movimentos de uma estrutura similar a de um esqueleto, como a inclinação da coluna, o mexer dos ombros, a rotação das mãos, etc.

Em seguida, um outro modo chamado de “homem-caixa” é capaz de reconhecer a rotação de cada um dos membros do corpo do jogador que estiver na frente do Xbox One.
Por fim, a representação do “homem-músculo” mostra como o Kinect reconhece a força que o jogador põe ou distribui pelas partes do corpo. Quanto mais vermelho ficar no boneco na tela, mais peso está localizado naquele membro.

Áudio
Graças a um novo processador de áudio, o novo Kinect também seria capaz de separar as vozes dos jogadores recebidas pelo bate-papo on-line dos sons emitidos pelos jogos. Esse recurso tornaria mais compreensível as conversas entre jogadores de uma mesma equipe, por exemplo, durante uma partida multiplayer. No entanto, o recurso foi demonstrado apenas em uma gravação.
(G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *