NotíciasSem categoria

Estudo avalia impacto do Programa Bolsa Família na redução da mortalidade infantil

bolsa familia bs photograph 300x208 Estudo avalia impacto do Programa Bolsa Família na redução da mortalidade infantilA pesquisa, que se concentrou no estudo do período de 2004 a 2009, teve como objetivo avaliar o efeito do PBF sob as taxas de mortalidade em crianças menores de cinco anos nos municípios brasileiros, centrando-se em causas associadas à pobreza, como a desnutrição, diarreia e infecções respiratórias, além de alguns dos potenciais mecanismos intermediários, tais como vacinação, assistência pré-natal e internamentos hospitalares.
Dados de quase três mil municípios brasileiros e avançados métodos analíticos foram utilizados.
De acordo com os resultados da pesquisa publicada na revista The Lancet, o Bolsa Família reduziu de 17% a mortalidade geral entre crianças nos municípios onde tinha alta cobertura, sendo que esta redução foi ainda maior quando considerou-se a mortalidade especifica por algumas causas como desnutrição (65%) e diarreia (53%).
O Programa Saúde da Família (PSF) contribuiu também na redução da mortalidade em menores de cinco anos em efeito sinérgico com o PBF.
A explicação do efeito do PBF é que o aumento da renda possibilitada pela transferência de benefícios permite o acesso a alimentos e outros bens relacionados com a saúde. Esses fatores ajudam na redução da pobreza das famílias, melhora as condições de vida, elimina as dificuldades no acesso à saúde e consequentemente, contribui para diminuição das mortes entre crianças.
A pesquisa foi conduzida por Davide Rasella, mestre em saúde comunitária e doutor em saúde pública pela UFBA como parte do seu programa de doutorado, e contou com a colaboração de diversos pesquisadores, entre os quais Romulo Paes-Sousa, PhD em epidemiologia ambiental pela Universidade de Londres, coordenador do Centro Rio+ para o Desenvolvimento Sustentável, uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o governo brasileiro, e pesquisador associado do Institute of Development Studies, University of Sussex, Brighton, UK.
Saiba mais em clicando aqui.
Na quinta-feira, 23 de maio, um seminário reúne especialistas e gestores para apresentar e discutir o estudo. O evento será das 9h30 às 11h30 na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília (DF). Acompanhe ao vivo através do link: http://assiste.serpro.gov.br/enap/bolsafamíliaemortalidadeinfantil
(ONU Brasil) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *