Bandeiras tarifárias serão informadas nas contas a partir de 01/06


As faturas de energia elétrica emitidas a partir de 1º de junho deverão informar aos consumidores as bandeiras tarifárias, que refletirão uma estimativa sobre o custo da energia no mês vigente. A medida visa facilitar a compreensão dos consumidores durante o ano de 2013, período de testes para aplicação das bandeiras tarifárias.
O teste servirá para disseminar junto aos consumidores o conceito das bandeiras tarifárias, que passarão a vigorar a partir de janeiro de 2014. As bandeiras funcionarão como um semáforo de trânsito que indica diferença de custo de geração de energia para o consumidor.
A Bandeira Verde significa custos baixos para gerar a energia. A Bandeira Amarela indica um sinal de atenção, pois os custos de geração estão aumentando.
Por sua vez, a Bandeira Vermelha sinaliza que a oferta de energia para atender a demanda dos consumidores ocorre com maiores custos de geração, como, por exemplo, o acionamento de grande quantidade de termelétricas para gerar energia, que é uma fonte mais cara do que as usinas hidrelétricas.
(Jornal do Brasil)

