CiênciaSem categoria

Nasa divulga imagem de berçário estelar gigante

 A Nasa divulgou uma imagem que mostra um berçário estelar gigante de estrelas. O W3 fica em uma região remota da Via Láctea.
Segundo a Nasa, a imagem conta a história de como as estrelas maciças nascem. O W3 é uma nuvem gigante de gás que tem um enorme berçário estelar. A região está a cerca de 6.200 anos-luz da terra, no Braço de Perseu, um dos braços da Via Láctea.
A região é rica em estrelas em formação com massas que chegam a ser oito vezes a massa do Sol. Essas estrelas podem ser observadas nas áreas púrpuras da imagem.
O complexo estelar W3 é um dos maiores da Via Láctea exterior. O berçário hospeda a formação de estrelas de baixa e de alta massa. Estrelas azuis brilhantes dominam o canto superior esquerdo da imagem. Já as estrelas de grande massa mais velhas são vistas mais para baixo e para a esquerda.
A imagem foi capturada pelo Observatório Espacial Herschel, uma missão da Agência Espacial Europeia (ESA), com contribuições importantes da Nasa.
Segundo a ESA, o Herschel é o telescópio infravermelho mais poderoso já lançado para o espaço. No começo de março deste ano, a ESA anunciou que o Herschel será aposentado nas próximas semanas. O telescópio estava no espaço desde 2009.
(Exame)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *